Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

O que é Kali e FMA?

Publicado em 22 de março de 2011, o ato de nº 98501 da República das Filipinas define que:


Arnis, também conhecido como Eskrima, Kali, Garrote, além de outros nomes em diferentes dialetos, como Pananandata em Tagalog; Pagkalikali, Ibanag; Kabaraon e Kalirongan, Pangasinan; Kaliradman, Bisaya; e Didja, Ilokano, é uma arte marcial e um esporte de origem nativa que se caracteriza pelo uso de giros e movimentos circulares, acompanhados de golpes de balanço, estocadas e bloqueios, usados de maneira ofensiva e defensiva. É costume que seja praticado com um (1) ou dois (2) bastões ou qualquer outro instrumento simular, podendo também ser praticado com as mãos nuas e pés, para atacar, bloquear, agarrar e projetar, mantendo os mesmos princípios que sejam utilizados com os bastões.* 


O termo FMA - Filipino Martial Arts - surgiu através do livro escrito na década de 80 pelo grande mestre Dan Inosanto. Com o passar dos anos, e com a diferença existente entre os diferentes dialetos presentes nas Filipinas e que contemplados pelo ato republicano, o termo FMA acabou por ganhar força, devido a sua pronuncia mais ocidental e sem excluir as diferentes modalidades de diferentes cantos das Filipinas.


Mas o que é Kali ou FMA? Uma arte marcial, nascida nas Filipinas, que trabalha com conceitos de movimentação corporal aplicados ao combate armado e desarmado. Sua principal característica está na utilização do bastão de rattan, uma espécie de bambu asiático, considerado um meio termo para aplicação de outras ferramentas de treino.


No Brasil encontramos algumas boas escolas de treino de Kali e de FMA. O Arte Filipina se propõe a ser uma ferramenta para a difusão de conhecimento e informação entre as diferentes escolas e praticantes.


* Caso você queira saber mais sobre a lei do arnis, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário