Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Nota de Esclarecimento


O mestre Ricardo Nakayama publicou uma nota de esclarecimento sobre os últimos atentados ocorridos na Europa:


Ontem um repórter da BBC me ligou para uma entrevista. Avisou que um livro que escrevi em 1998 era um dos materiais em posse de um terrorista que fez um atentado ontem em Londres e já estava em mais de uma dúzia de veículos de noticiais internacionais. Fiquei surpreso com a notícia.

O livro original que escrevi tinha o nome Defesa com Facas e abordava o uso de lâminas para defesa pessoal. Facas são ferramentas multiuso que podem eventualmente serem usadas como armas. Desde os primórdios da humanidade, quando um homem pegou uma pedra, deu a forma de uma ponta e amarou na ponta de um pedaço de pau, criamos “equalizadores”, ou seja, nivelamos os fracos aos fortes e passamos a enfrentar grandes animais e isso propiciou o domínio da humanidade sobre a terra. Foi escrito com a intenção de uma pessoa mais fraca, como uma mulher que tem sua casa invadida por um agressor mais forte, poder se defender e evitar um estupro ou ser morta.

O livro em 2004 foi traduzido para o inglês e lançado no mercado americano, o título escolhido, com certeza, por questões de “marketing” do editor foi “Blood Brazilian Knife Fighting Techniques”, porém, mantiveram o conteúdo, colocaram algumas frases que não eram de minha autoria e posso afirmar que nunca recebi qualquer pagamento ou remuneração de qualquer ordem por essa tradução. Inclusive meu nome foi mudado também, acredito que por questões de marketing também.

Ensino apenas a usar facas para defesa e proteção, que é um direito de um cidadão comum. Treino órgãos de segurança que tem o dever de aprender as técnicas para saber seu potencial de letalidade e a aprender a lidar com situações de indivíduos que utilizem facas para desferir seus ataques. Não compactuo com terroristas ou coloco meus conhecimentos a disposição de tais organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário