Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Entrevista com Guro Bruno Gabriel (FCS/ABPMM/Balintawak)


1- Olá Bruno, obrigado por novamente aceitar o nosso convite para essa entrevista. Você poderia começar falando sobre você e seu começo nas artes marciais?
Olá agradeço o convite para esta entrevista, vamos lá! Eu comecei nas artes marciais com 11 anos no Hapkido, ao longo dos anos treinei algumas artes marciais Haidong Gumdo, Silat, Muay thai, MMA, Kobudo, Jiu Jitsu, Aikido e Ninjutsu a experiência e aprendizado foi muito bom, algumas segui por alguns anos outras foi por um momento de curiosidade. Em 2006 tive meu primeiro contato com as Artes/sistemas Filipinos, em 2013 entrei em contato com Lakan Guro Carlos Pipo Lopez para iniciar meus treinamentos na FCS KALI ( Filipino Combat Systems) , em 2017 Lakan Guro Carlos Pipo Lopez me apresentou o Balintawak Cuentada ( GM Bobby Taboada) Carlos Pipo Lopez é o único Full Qualified Instructor na américa latina. Em 2018 conheci Pekiti tirsia Tactical com Tuhon Jared Wihongi , e nesse ano de 2019 fiquei encarregado pela Urban Tactical no Brasil ( Instrutor chefe James Urban). Baseado nos conceitos da FCS KALI especificamente nas técnicas de FCS Panantukan juntamente com minhas experiências com artes/sistemas filipinos/indonésio/malaio fundei a ABPMM (Associação Brasileira de Panantukan e Mano y Mano) em 2017. Hoje dedico meu dia a dia a levar os sistemas de combate para algumas partes do Brasil, seja por meio de seminários, cursos especializados e módulos de graduação.

2- Nesse momento como está o trabalho de expansão no Brasil?
Hoje estamos com membros em diversos estados do Brasil, tanto na FCS KALI, ABPMM e Urban Tactical. É um trabalho gradual e lento, pois quero garantir o máximo de qualidade possível tanto para os professores quanto para os alunos, o objetivo não é ter milhões de professores e praticantes pelo Brasil , mas sim garantir que todos atinjam um nível técnico e profissional aceitável dentro das 3 organizações, Sem perder o espirito de família e tribo. No ano de 2018 atingimos muitas pessoas que fazem parte de outras escolas de FMA e de outros sistemas que tem a mesma mentalidade que a nossa ( sobreviver a uma situação de confronto urbano). Em cada estado temos diretores responsáveis por gerenciar todas as atividades das 3 organizações, assim otimizamos a expansão e garantimos organização de grupos de treino, eventos e conferencias.

3- Poderia falar mais sobre o ABPMM?
ABPMM foi criada para reunir diversos sistemas de combate desarmados filipino, tendo sua coluna base a FCS KALI. Panantukan é o boxe filipino e Mano y Mano são todas as outras disciplinas que envolvem o combate desarmado ( sikaran, dumog, dumog buno, sutukan, cadena de mano, pangamot, silat, etc...) então nossa estrutura tem 75% de sistemas Filipinos e os outros 25% de sistemas do sudeste asiático mais especificamente Indonésia e Malásia , pois o criador da FCS KALI Tuhon Ray Dionaldo treinou com mestres de diversos sistemas do sudeste asiático sendo assim a FCS KALI é um hibrido entre escolas Filipinas, malaias e indonésia , isso influencia diretamente a grade curricular da ABPMM, encontramos des de técnicas clássicas Filipinas ( exemplo Finger Jab) até técnicas clássicas indonésias ( exemplo entradas de perna em harimau). Com um currículo dinâmico e fluido atendemos a praticantes de artes marciais clássicas até militares que precisam de um sistema tático e eficiente no combate urbano.




4- O que você acha interessante dessa possibilidade de treinar FCS, Balintawak e PTTA?

Esta sendo uma experiência fantástica! Ver como os sistemas apesar de diferentes tem seus denominadores comuns, cada um tem sua particularidade e pontos fortes. A união das 3 escolas é a solução perfeita para ter algo dinâmico, fluido, forte e realista. Enxegar as possibilidades infinitas de cada escola me fazem refletir que ainda tenho muito a aprender, sabemos que um ângulo 1 da direita para esquerda tendo como alvo a cabeça do oponente é um ângulo 1! Porem o ajuste feito em cada escola, a onde segurar o bastão, a força final do impacto, a posição de CHARGER para iniciar o contato, o grau do ângulo do bastão tudo isso tem diferença entre uma escola e outro porem todas te levam a ter uma visão ampliada sobre o simples ângulo 1. As possibilidades das 3 escolas são infinitas, vai da criatividade de cada praticante e como encaixar isso no flow. Hoje eu ministro aula das 3 escolas separadas, porem 2 vezes ao mês faço alguns experimentos de técnicas criando ligações e pontes entre as 3 escolas. No próximo ano temos algumas novidades grandes sobre essas escolas! Aguardem!

5- Poderia falar mais sobre a Urban Tatical?
A Urban Tactical foi criada por James Urban (EUA) com o conceito de levar o mais moderno e avançado treinamento em combate tático . Eu fiquei encarregado de ser o HEAD INSTRUCTOR para o Brasil gerenciando todas as atividades em solo Brasileiro. Os cursos ministrados pela Urban Tactical são : treinamento tático com arma de fogo, retenção e contra retenção, faca tática, bastão retrátil, combate desarmado, tiro de precisão , Consultoria em segurança, etc.
A Urban Tactical conta também com uma grade curricular para treinamento contínuos em grupos, o currículo é dividido em 5 níveis básicos e 5 níveis de instrutor. A medida que os praticantes vão avançando podem realizar exames e evoluir dentro da urban tactical. No Brasil temos coordenadores para todas as regiões, atendendo para cursos especializados , workshops e palestras.

6-Muito obrigado pelas suas respostas! Gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
Bem não importa qual seja sua arte marcial/sistema/método sempre busquem conhecimento de outros lugares sem perder sua essência, hoje estou a onde estou e tenho os irmãos tribais, amigos, companheiros e mestres que tenho por ter a mente aberta e acreditar que não existe a verdade absoluta dentro do FMA (nem em lugar nenhum). procurem escolas que vocês sintam de coração que é uma escola boa, com boas pessoas, onde todos se respeitam e ajudam uns aos outros acima de qualquer coisa, escolas que tenham linhagem, profissionalismo e espirito familiar, hoje no Brasil temos muitas escolas de FMA boas , independentemente de quais vá escolher ou qual você pertence , o importante é oque ela representa para voce . Obrigado a todos e grande abraço! Mabuhay!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho realizado mestre Bruno....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir