Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

domingo, 30 de junho de 2019

Filipinas - Proposta para troca do nome do país avança



Manila: O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, precisará mudar a constituição para adotar um novo nome para o país, disse o presidente do Senado.

Duterte disse que o nome das Filipinas deve ser mudado para "Maharlika", que se refere aos nobres no idioma local, revivendo a proposta do falecido ditador Ferdinand Marcos. Filipinas é um lembrete do passado colonial do país, tendo sido derivado do rei da Espanha, Filipe II, disse ele.

O presidente do Senado, Tito Sotto, no entanto, parecia legal com a idéia de Duterte, que o legislador disse que pode implicar reescrever a Constituição, identificando as Filipinas como o nome do país. "Isso exigirá muitas mudanças", disse ele em uma mensagem de telefone celular na terça-feira. Duterte também tem pressionado por mudanças na carta do país, principalmente para instalar uma forma federal de governo.

"Um dia, vamos mudá-lo", disse Duterte depois de distribuir títulos de terra na província de Maguindanao, no sul do país. "Marcos estava certo. Ele queria mudar para Maharlika, porque é uma palavra malaia que significa mais um conceito de serenidade e paz."

O falecido ditador, que foi afastado do poder por uma revolta pacífica há mais de três décadas, sugeriu pela primeira vez a mudança de nome para promover o nacionalismo depois que ele colocou as Filipinas sob o regime militar.

Quem foi o Maharlika?
O Maharlika era a classe guerreira feudal na antiga sociedade Tagalog em Luzon, nas Filipinas. Eles pertenciam à classe de baixa nobreza. No filipino moderno, o termo passou a significar "nobreza real".

Matéria Original:
https://gulfnews.com/world/asia/philippines/duterte-wants-to-rename-the-philippines-and-he-wants-it-to-be-called-maharlika-1.1549957558973?fbclid=IwAR18_MDzsB0kCMutxKGu0cm6iOj4bdSrzugZwh6QOapKtQ83NCYENBoEKAw

Nenhum comentário:

Postar um comentário