Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

12 questões sobre FCS Kali e ABPMM


1- Como funciona o sistema de graduação na FCS Kali e na ABPMM?
A FCS Kali (filipino combat system) tem 5 niveis de graduação, dentro desses níveis a uma grade curricular a ser seguida, quando se atinge o nível 3 em FCS Kali você é considerado um “HOMEM” dentro da tribo. Na ABPMM ( Associação Brasileira de Panantukan e Mano y Mano) existem 6 niveis , 3 niveis básicos de aluno/monitor e 3 niveis de instrutor.

2- O que é FMA ?
FMA ( Filipino Martial Arts) são as artes/sistemas do arquipélago de ilhas nas Filipinas que se encontra no sudeste asiático. FMA é o termo usado para generalizar todas as formas de combate das ilhas Filipinas.

3- Como funciona a evolução de graduação na FCS Kali e na ABPMM?
Quando um aluno inicia em um dos dois sistemas ele começa como nível 0 , tendo assim que aprender o currículo de nível 1 e ser aprovado no exame para ser oficialmente nível 1. Os exames de FCS Kali e ABPMM acontecem 1 vez por ano, podendo acontecer mais vezes se aplicado em outros estados do Brasil.

4- Qual são os fundamentos e base da ABPMM?
A Associação Brasileira de Panantukan e Mano y Mano tem como finalidade promover o mais completo treinamento de Panantukan ( boxe filipino) e mano y mano ( sikaran,dumog, silat,trapping etc) no Brasil. A base técnica da escola vem da FCS KALI sendo assim as técnicas dentro da ABPMM são em sua base Panantukan e mano y mano FCS Kali desenvolvidas pelo Tuhon (cabeça da família) Ray Dionaldo.

5- Como funciona a organização e hierarquia na FCS Kali e na ABPMM?
Na FCS Kali a organização funciona na seguinte escala: Tuhon (fundados líder da tribo) , Lakan Guro ( professor dos mestres), guro ( mestre) Manong ( instrutor) , Diretor Regional , líder de grupo e praticante. Na ABPMM a organização funciona na seguinte escala: Presidente/diretor técnico, vice presidente, diretores nacionais, diretores regionais , instrutores, monitores e praticantes. O lider e criador da FCS Kali responsável por todo o sistema no mundo é Tuhon Ray Dionaldo, o responsável por toda américa latina e caribe é o Lakan Guro Carlos Pipo Lopes.

6- FCS Kali e Panantukan e Mano Y Mano possuem técnicas de defesa pessoal no seu repertorio? 
FCS Kali é um sistema de combate composto por técnicas filipinas com armas e mãos nuas, as técnicas com armas de impacto e lâminas podem facilmente tirar um oponente de combate, Além disso com ângulo, força, e precisão certa armas de impacto causam um grande e letal dano ao alvo atingido, laminas podem facilmente cortar e perfurar tendões , ligamentos, veias e artérias incapacitando facilmente quaisquer tipos de oponentes . as técnicas de combate com mãos nuas (panantukan e mano y mano) são extremamentes eficientes e pensadas para combate urbanos contra um ou múltiplos oponentes, seguindo o conceito de destruição de membros e interceptação é uma ótima escolha para combates de rua. Então sim! FCS KALI e ABPMM podem ser uma ótima escolha para um sistema eficaz de defesa pessoal onde se pensa exclusivamente em SOBREVIVENCIA A QUALQUER CUSTO!

7- Quais as armas que a FCS Kali e ABPMM utilizam?
O FMA (Filipino Martial Arts) é famoso pelo seu vasto arsenal de armas e técnicas especificas que só o sudeste asiático tem. Dentro da FCS Kali no primeiro nível já se aprende disciplinas de armas de impacto, laminas e mano y mano. Nos níveis superiores entram no repertorio técnicos armas como: Espada, bastão duplo, Karambit, Espada y Daga, Sarong/malong, tabak toyok, sibat, armas improvisadas e armas de fogo. Então dentro da FCS Kali temos des de armas tradicionais a armas modernas. Na ABPMM o foco é no PANANTUKAN e MANO Y MANO então o repertorio técnico é exclusivo para técnicas onde estamos com mãos nuas sem auxilio de armas.

8- FCS KALI e ABPMM é uma boa escolha para condicionamento físico? 
As técnicas do FMA em geral são ótimas para condicionamento físico! O trabalho exclusivo de movimentação, balanço corporal, drills e técnicas de progressão ja são por si só grandes aliados para nosso condicionamento. Além disso exercícios cardiovasculares, de força, explosão, velocidade, precisão, tração e timing são de extrema importância no FMA esses tipos de exercícios variam de professor para professor .

9- FCS KALI e ABPMM são ou podem ser considerados esporte/esporte de contato?
Não FCS Kali e ABPMM não são considerados esportes, são sistemas de combate para EXTREMA SOBREVIVENCIA.

10- Existem combates na FCS Kali e ABPMM?
Sim! Dentro do FCS Kali e ABPMM combates são parte importante e essencial do treinamento. Na FCS KALI já des do primeiro nível é indicado o praticante realizar combates de Bastão, Faca e desarmados ( todos usando os devidos equipamentos e proteções sempre pensando na integridade física do praticante) , na ABPMM é indicado des do primeiro nível o praticante realizar combate , porem não é obrigatório. Combate só se torna obrigatório nos níveis de instrutor ABPMM.
Pensando no conceito de combate urbano em ambientes onde não temos controle do tipo de ameaça que iremos enfrentar os combates são feitos contra um oponente ou múltiplos, existem táticas e técnicas especificas de combate em ambiente fechados, grupos, baixa visibilidade , terreno acidentado etc.

11- Treinos de memoria muscular e repetições onde se treina apenas SOMBRA com o parceiro de treino, são importantes?Sim esses tipos de exercícios são importantes, porém este tipo de exercícios são uma ESCOLA para ensinar para os alunos o posicionamento, angulação e precisão nos níveis BASICOS. Depois de algum tempo os mesmo exercícios devem ser repetidos de forma a ter mais realismo ( com equipamentos de treinamento para preservar os praticantes) um exemplo disso é : o parceiro de treino ataca com um soco na minha face, eu utilizo uma técnica para desviar a trajetória do soco e em seguida realizo um jab de dedos simulando que irei atingi-lo nos olhos, porem meu jab de dedos chega próximo mas não tem nenhum impacto. Agora esse mesmo exercício porem com dois praticantes que já dominam a teoria e a sombra desta técnica, utilizaremos a mesma técnica porem com realismo (ambos os praticantes com protetores de cabeça e luvas). O parceiro de treino agora esta com luva nas mão e desfere um soco contra minha face com o máximo de força e velocidade possível, eu utilizo a técnica para desviar a trajetória, em seguida lanço um jab de dedo contra os olhos do meu parceiro de treino ( que agora esta com capacete ou óculos específicos para proteger os olhos) com toda força, explosão e precisão que eu tenho. Assim temos o mesmo treino para iniciantes e avançados. TODO treino deve ser treinado de forma a criarmos uma memória muscular que na realidade se torna INSTINTO , e treinamos esse exercício de forma de sombra, com equipamentos utilizando 100% da técnica e sobre pressão. Tudo faz parte de um conjunto de habilidades que devem ser exploradas e melhoradas sempre!.

12- Eu pratico outras artes marciais posso praticar FCS KALI e ABPMM?
Não só pode como deve! Rsrs. A FCS Kali e ABPMM tem uma grande integração com quaisquer outras escolas e sistemas, as técnicas são de fácil compreensão e os denominadores comuns com outras artes e sistemas ( principalmente do sudeste asiático) é fantástico . Nossas portas estão abertas para todos os tipos possíveis de guerreiros des do que nunca praticou nenhum tipo de sistema de combate a veteranos de outras artes e sistemas.


Fonte: https://www.facebook.com/brunogabrielkali/posts/2258879631058991

Nenhum comentário:

Postar um comentário