Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Resenha Sama Sama 2018

Aconteceu nos dias 26 e 27 de Maio a 3ª Edição do SAMA SAMA, o encontro internacional de Arnis Kali & Artes Marciais Filipinas, promovido pela IAKA, International Arnis Kali Association. Essa edição ocorreu na Fazenda Ananda Marga Daksina, que fica em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. O local foi escolhido pela sua exceção estrutura física e beleza natural, que propiciaram um belo e saudável contato com a natureza, facilitando ainda mais que o treino fosse feito nos moldes tradicionais, tal como ocorre nas Filipinas.

Esse ano o encontro foi marcado por um evento atípico, a greve dos caminhoneiros que literalmente parou o país. Embora tenha dificultado, ela não impediu a chegada de Arnisadores vindos dos quatro cantos do país, atraindo inclusive praticantes de outras modalidades de artes marciais, que tiveram a oportunidade de passar um final de semana no verdadeira espírito de união e harmonia.


O evento foi liderado pelo Punong Guro Alessandro Lucas, presidente da associação, em conjunto com o Guro Alvorcem, secretário geral da associação, que apresentaram a programação do evento e reforçaram o objetivo do encontro em desenvolver, aperfeiçoar e incentivar os conhecimentos da Arte Marcial Filipina.

Dentre as matérias que foram ministradas tivemos o próprio Guro Alvorcem ministrando o curso de Arnis Kali Tactical Program com a teoria do uso de lâminas, Guro Agostine abordando o tema de daga y daga, o Punong Guro Lucas com o Guro Cravo que falaram sobre Buno Dumog e o uso de chaves em combate, assim como o apoio e instrução do Guro Felipe Neto e Trindade, e por fim o Punong Guro Tales de Azevedo e Guro Felipe de Paulo que falaram sobre técnicas avançadas com dois bastões e sobre Dekitia, o combate em curta distância.


O evento ainda contou com encontro de Guros da Associação, que debateram sobre o futuro do ensino do Arnis Kali no Brasil e no mundo, e sobre a agenda de eventos para os próximos meses. Nesse evento também ocorreu o reconhecimento do Punong Guro Tales de Azevedo como faixa preta 4º da Associação.

Foram 2 dias intensos de muito aprendizado, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar e crescer juntos. Parabéns aos organizadores e até o próximo ano. Mabuhay!

Nenhum comentário:

Postar um comentário