Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Musculação e FMA

O site "Blog do Betão" publicou um excelente artigo sobre musculação e FMA:


Hoje, iremos flertar com dois assuntos que parecem, a primeira vista, estarem desconexos : musculação e a arte de manusear uma faca. E não podemos sequer pensar nisso se não pensarmos em Kali Silat. Segundo o Guro, Rodrigo Ramos da Fonseca, o treinamento de Kali Silat visa o aprimoramento técnico e defesa pessoal. São treinadas coreografias para filmes, defesa pessoal, exercícios de Cross Fit e técnicas de combate filipino.



Quando pensamos em segurar um faca, não podemos deixar de pensar em “pegada”. Não, “pegada” não é aquilo que as mulheres gostam tanto (nesse caso). Quando cito “pegada” quero dizer que o ato de segurar algo deve estar forte o suficiente para que esse “algo” não escape das mãos. 

Em uma situação real, de perigo, deixar que sua faca escape da mão pode significar perder a vida, não conseguir defender a integridade de alguém próximo e, no menor dos casos, sofrem lesões irreparáveis.

Não adianta ter força nos ombros, trapézio e sua mão ceder a pressão de uma estocada em alguma região do corpo (existem técnicas para que isso não aconteça, como, por exemplo, torcer/girar a faca antes de retirá-la). Bíceps potentes de nada valerão se suas mãos não forem fortes o suficiente para segurar/bloquear algum golpe mal feito ou colocado por algum leigo na arte do Kali Silat.

Dessa forma, fica claro que os extensores e os flexores do antebraço devem estar extremamente fortalecidos. Além desses, os músculos do polegar também devem estar aptos a receber essa pressão,  o músculo oponente do polegar, o flexor curto do polegar, assim como os músculos interósseos palmares (vide figura 01). Nessa nossa conversa de hoje, vamos aprender a deixar sua pegada (grip) extremamente potente, ajudando dessa forma, nos treinamentos e aperfeiçoamentos da arte filipina cujo principal instrumento "procura carne" usando uma metodologia utilizada em treinos de antebraço e sua rotina.


Para continuar a leitura, visita o Blog do Betão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário