Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

domingo, 13 de dezembro de 2015

Sama Sama 2015


A edição 2015 do Sama Sama aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro. O evento é promovido pela Academia Magka-Isa e busca aproximar os praticantes de Arte Marcial Filipina do Brasil além de trazer à tona temas pertinentes ao debate da prática e ensino das Artes Marciais.



Dessa vez, o tema foi a integração do FMA no Brasil e o público pode presenciar a integração na prática. Além do GM Herbert “Dada” Inocalla, os presentes também puderam contar com a presença do Guro Alessandro Lucas, líder do Arnis Maharlika no Rio Grande do Sul, Guro Waldevir Junior, líder do Pekiti Tirsia Tactical no Brasil, Tuhon Daniel Barros, diretor do Latosa Escrima no Brasil, e Tales Azevedo, instrutor do Kali Rio. Além disso, o evento contou com a participação mais que especial do Cônsul Geral das Filipinas Ariz Convalecer.



O primeiro dia do evento começou com GM Dada saudando os presentes, e passando exercícios de combate com um e dos bastões. Na sequência foi a vez do Guro Waldevir apresentar alguns exercícios fundamentais de faca tática do Pekiti Tirsia. Após um breve intervalo, o Guro Tales apresentou uma introdução do Balintawak Escrima. Na sequência, o Tuhon Daniel Barros trouxe os princípios e batidas do Latosa Escrima. Para encerrar com chave de ouro o primeiro dia, um debate sobre o presente e futuro do FMA no Brasil.



O segundo dia começou com uma sessão de Meditação dirigida pelo GM Dada Inocalla. Em seguida tivemos uma seção de chaves articulares, chamadas ipit pilipit, e uso de sarong. Por fim, guro Waldevir mostrou o poder da combinação de Pekiti Tirsia, facas e armas de fogo.



Diferentes expressões. Diferentes professores. Apenas uma arte marcial.


Ao final do segundo dia os certificados de presença e participação foram entregues, fotos foram tiradas e contatos trocados. O cansado era grande, mas a alegria e a satisfação de participar de algo como a família do Arnis era bem maior. No coração de todos os presentes, apenas uma única certeza: que se esse ano foi bom, no próximo seria ainda melhor!

Mabuhay!






Nenhum comentário:

Postar um comentário