Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Retrospectiva Kali Rio 2014


O ano de 2014 foi muito especial para o Kali Rio. Assim, fecharmos bem o ano, nada como parar e relembrar desses momentos, não é mesmo? Então, junte-se a nós para uma  breve retrospectiva Kali Rio para o ano de 2014! Vamos lá?


O ano começou com a parceria fechada com a Abrapam, que permitiu a inauguração de um novo polo de treinamento na Praça da Bandeira – que em 2015 será transferido para a Tijuca – oferecendo mais uma opção de local de treino de Kali, Jeet Kune Do e Savate.


Logo em março tivemos o primeiro de uma série de Workshops produzidos com o objetivo de levar de permitir que nossos alunos, praticantes de artes marciais de outras modalidades e  iniciantes, tivessem a oportunidade de treinar durante um dia inteiro um determinado assunto, específico e bem definido, das nossas disciplinas.

O primeiro assunto tratado foi a utilização do Jun Fan Gung Fu Jeet Kune Do para Defesa Pessoal, que buscou mostrar conceitos de defesa pessoal desenvolvidos por Bruce Lee na década de 60 e suas versões atuais.


O segundo Workshop que tivemos, dessa vez em julho, foi uma introdução ao Balintawak, mas especificamente ao sistema Applied Eskrima desenvolvido pelo mestre Virgil Cavada e representado no Brasil pelo Kali Rio. Esse sistema, caracterizado pela utilização de curta e curtíssima distância para o combate, permite um outro olhar sobre a arte marcial filipina – sendo muito bem recebido pelos participantes.



Em agosto o Kali Rio teve a honra e organizar o 1ª Acampamento da Associação Francesa de Jeet Kune Do e Kali na América Latina! Foram 4 dias de muito treino e companheirismo entre praticantes de artes marciais do Brasil e da América Latina, sob a tutela do Sifu / Professor / Guro Salem Assli!


O primeiro dia do Training Camp foi dedicado à recepção de todos os participantes, uma conversa inicial com o sifu a respeito da programação para os dias seguintes e muito, mas muito treino de Jun Fan Gung Fu - Jeet Kune Do e Inosanto LaCoste Kali.

O segundo dia teve a parte da Manhã dedicada ao treino de La Canne de Combat e Panache (La Canne & Savate integrados), tanto visando o treino para competição quanto para defesa pessoal. Já a parte da tarde foi dedicada ao Boxe Francês - Savate e as Artes Marciais Filipinas. Os praticantes tiveram a oportunidade de trabalhar os sistemas de Inosanto LaCoste Kali, Lameco e Ilustrisimo.


No terceiro dia do Training Camp no Brasil - Rio de Janeiro a parte da Manhã se focou na matéria de Jun Fan Trapping e Faca Filipina, tendo a parte da tarde focado no treino de Panantukan.

No último dia do Training Camp a parte da manhã foi reservada para os Exames de Alunos e Instrutores, com a parte da tarde utilizada para mais um treino de La Canne e revisão da matéria treinada durante os 4 dias. O Training Camp terminou com esclarecimentos de Sifu/Guro/Professor Salem sobre seu trabalho e o funcionamento da AFJKD et Kali e CABFS no mundo.



Um fato muito importante que aconteceu no exame, foi a graduação do Instrutor Paulo Pereira ao grau de Initiator de Savate – se tornando assim o 1º Instrutor de Savate da América Latina oficialmente reconhecido pelo Professor Salem Assli e pela Associação da Califórnia de Boxe Francês e Savate.


Em novembro tivemos mais um Workshop, dessa vez de Isang Baraw, um conjunto de técnicas baseadas no uso da Faca. Uma combinação de Beleza e eficácia mortal, reconhecida em todo mundo como um dos mais Eficazes Treinamentos com arma de corte.


Para fechar o ano, em dezembro tivemos o Workshop de Savate para Defesa pessoal! Este sistema de combate nasceu nas ruas de França e evoluiu para se tornar um sistema muito sofisticado com foco autodefesa. O Boxe Francaise - Savate é um tipo de esgrima que usa os punhos e pés com força e finesse. 

É bom lembrar que, hoje em dia, Boxe Francês - Savate é composto de duas partes inseparáveis: Boxe Francês e Savate. Boxe Francês é luta esportiva com regras, com o uso de luvas (semelhante ao Boxers), Chaussures (botas de Savate) e Integrales (um terno macacão). Savate, no entanto, não tem regras, pois ele é concebido como um método de vale-tudo focado na autodefesa.

Bem pessoal, é isso. 2014 foi um grande ano e agradecemos a todos que participaram dele! Aproveitamos para convidar à você a estar conosco em 2015, para que possamos fazer um ano ainda melhor!
Grande abraço!
Mabuhay!




Nenhum comentário:

Postar um comentário