Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

terça-feira, 27 de maio de 2014

Resenha sobre o seminários de maio 2014 Ministrado pelo Tuhon Jared Wihongi com apoio do Agalon Mickael Dolou.



Mais uma vez foi prazer receber o Tuhon Jared Wihongi no Brasil para mais uma temporada de seminários e treinamentos privados no Rio de Janeiro e Praia Grande(interior de São Paulo), sob a chancela do PTK-SAM/PTTA Brasil.

O seminário de dois dias no Rio de Janeiro permitiu aos participantes receber uma boa gama de conhecimento da metodologia Tri-V e de outros conceitos próprios de nossa escola.

Para nós não há nada mais importante do que a habilidade de lidar com a distância – o que permite a criação de oportunidades certas para o ataque certo. Assim começamos a manhã do primeiro dia trabalhando da estratégias de movimentação e trabalho com os pés, com o objetivo de aprendermos como invadir a guarda do adversário para efetuarmos o golpe apropriado. Esta parte é de importância primordial e constitui a base da nossa metodologia operacional em todas as situações. Com todos preparados, passarmos para o aprimoramento dos ataques com um bastão (solo baston - que para nós representa tanto uma lâmina longa quanto uma espada), enfatizando principalmente a necessidade de se desenvolver a mecânica corporal apropriada para otimizar o golpes em diferentes situações.

No Pekiti Tirsia kali o golpe efetivo é aquele poderoso aplicado usando a mecânica corporal adequada. Usamos essa mesma necessidade para trabalhar conceitos de tempo e coordenação - partimos da utilização dos dois ângulos base para desenvolver movimentos de resposta aos ataques de estocadas principais.

As sequências de movimento do Tri -V permitem aos praticantes, a aplicação dos conceitos de movimentação e mecânica corporal em um cenário real, ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento novas respostas para diferentes ataques.

Durante a sessão da tarde trabalhamos com o conceito de "knife tapping" ou mãos vazias contra facas. Nesse ponto foram trabalhos conceitos próprios do PTTA, com o método A da abordagem ACT. Para nos prepararmos para o conceito de "knife tapping" começamos a trabalhando com movimentos circulares, um das chaves da abordagem do Tri-V, usando dois bastões para que todos pudessem compreender segredo da mecânica corporal, para só depois passarmos para as duas facas e as mãos vazias.




O segundo dia começou com um reforço no conteúdo de solo baston, já iniciado no primeiro dia. Nós então passamos a trabalhar com conceitos e técnicas para derrubar, controlar e terminar, dessa vez tratando nosso bastão como uma arma de impacto, onde se quebra (“Break In”) o ataque e invade a defesa do adversário. Para fechar esse terceiro momento do treino, fizemos a transição para double baston e suas técnicas de tesoura e guntings.

A última parte do seminário foi dedicada ao desenvolvimento de respostas completas e realistas contra ataques de facas, onde os participantes tiveram a possibilidade de treinar como usar seções específicas da faca para, ao tocar no adversário, mover e controlar a arma do oponente até uma área de pressão zero, ao mesmo tempo em que se fazia a transição eventual do lado interno e externo, até a finalização. Ao final o Tuhon Jared demonstrou alguns dos nossos princípios PTK para situações que envolvam rifles.

Na semana seguinte o Tuhon Jared viajou para na região do litoral norte de São Paulo, onde ministrou instruções aos praticantes locais. O grupo de Praia Grande, liderado pelo nosso líder Waldevir Junior, ainda teve a oportunidade de receber um segundo seminário diretamente com o Tuhon. Nesse evento o seminário Tuhon Jared trabalhou com mais tópicos sobre a questão das facas e as mãos vazias, sempre através da metodologia do Tri-V e nossas soluções operacionais do PTTA. O grupo se mostrou bastante entusiasmado com as lições.

Como escrevi antes, o Tuhon Jared tem mostrado cada vez mais um alto nível de sua eficiência, tanto pela grandeza do método Pekiti Tirsia com aplicações de combate realistas, quanto pelo seu espírito sempre disposto a ensinar. O PTTA Brasil / PTK -SAM fica mais uma vez grato, não só para os ensinamentos, mas também pelo forte apoio e contínuo apoio do Tuhon Jared . Nós estamos contentes em seguir sob a liderança de Tuhon Jared, Tuhon Rommel Tortal, sobre tudo sob o impulso do GrandTuhon.










Esperamos que os participantes dos seminários tenham apreciado o conteúdo exposto e tenham compreendido a realidade por trás do nosso lema: “Nós treinamos duro, nós executamos com disciplina, nós executamos enquanto crescemos em eficiência”.

Para concluir, temos o prazer de anunciar a seguinte a graduação entregue pelo próprio Tuhon Jared ( na sua qualidade de chefe da Pekiti Tirsia Tactical Association e membro da PTK Grand Alliance Grandmagisterium ) e pelo Agalon Mickael Dolou ( na qualidade de Diretor de PTTA Brasil e chefe da PTK América do Sul):

- Ben Genter foi agraciado com o grau de Lakan Isa.
- Marcilio Silva foi agraciado com o grau de Lakan Isa.
- Ricardo Medina foi agraciado com o grau de Lakan Isa.
- Waldevir Junior foi agraciado com o grau de Lakan Isa.



Estes graus foram concedidos tendo como base o currículo do Pekiti Tirsia Tactical Associação, e correspondem aos quatro primeiros dos seis degraus que conduzem ao posto de Lakan Guro. Esses graus legalmente permitem aos seus portadores para desenvolver e liderar grupos sob a bandeira da PTK-SAM e PTTA Brasil, como “Instrutores Autorizado”. Esses graus foram concedidos como resultado da demonstração de proficiência adequado ao posto e pela dedicação desses homens aos treinamentos recebidos e ao sistema PTK.

Além disso, gostaríamos de informar a nomeação de Waldevir Junior como “Delegado do PTTA Brasil para Forcas Armadas e Polícias”, sendo responsável pelo desenvolvimento das relações com os Forcas Armadas, policiais e unidades de segurança privada por conta de nossa organização.

Parabéns a todos eles pela posição bem merecida, e Júnior para a sua nomeação - mantenha o treinamento forte e desenvolver ainda mais a sua liderança PTK!
Agalon Mickaël Dolou.



3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Kuya Tales! Mickael.

      Excluir
  2. Paulo Roberto Fernandes Morais.5 de junho de 2014 22:15

    .... PUGAY po .... é uma grande honra para mim... estar iniciando nessa maravilhosa família ... SALAMAT ..... (Paulo Roberto F. Morais).

    ResponderExcluir