Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Entrevista com o Instrutor Rafael Portella

Olá pessoal! Mais uma nova entrevista no Arte Filipina, dessa vez com o Instrutor Rafael Portella, diretor nacional do Guba Doces Pares. Confiram!



1- Olá! Obrigado por nos ceder a essa entrevista. Você poderia nos contar um pouco sobre o seu começo com as artes marciais?
R- Comecei na minha pré- adolescência entre os 09-10anos de idade motivado pelos famosos Filmes Chineses de Kung Fu, meu primeiro contato com as Artes de Combate se deu no Karatê- Do, onde adquiri muita força e determinação em minha caminhada marcial e de vida. Depois de alguns anos eu mantive em paralelo ao Karatê, regularmente a prática do Kung Fu Shaolin Norte.


2- Sobre o FMA, como você conheceu essa modalidade? Como foi o seu início e o que despertou o seu interesse?
R- Sou um buscador nato pelo conhecimento sólido e verdadeiro, sempre estive muito focado em tudo aquilo que eu queria no Universo das Artes Marciais e em minha vida pessoal, assim sendo, tive o privilégio de conhecer grandes expoentes que puderam não só me ensinar, mas também como encontrar o caminho certo a ser percorrido. Com estas experiências adquiridas em diversos sistemas de combate e sendo eu um aficcionado por armas clássicas, isto me levou a conhecer também os Sistemas Filipinos de Combate(Kali-Arnis-Eskrima), com suas variadas nuances técnicas e combinações magnificas de combate.
Mas foi na Escola Guba Doce Pares Eskrima que encontrei meu caminho neste Sistema!!!
Sigo meu caminho praticando e aprendendo muito com meu Guro e amigo pessoal, Mestre Leonardo Pereira, Diretor e Instrutor Chefe em todo território Sulamericano e inclusive o Brasil, dentre os quais tive a grata satisfação e honra de ter sido nomeado como Diretor Nacional para a propagação e expansão da nobre arte.


3- Sobre o Guba Doce Pares, como aconteceu a aproximação com essa escola.
R- Como pratico o sistema Hawaiano de Combate(Kajukenbo), temos dentro de nosso curriculum principal, técnicas de Eskrima Filipina, pois um de nossos Fundadores/Sijo Adriano Emperado além de modalidades Chinesas, aprendeu também técnicas filipinas, mas a modalidade teve também muita influência de outros grandes marcialistas, tornando se um sistema hibrido de Martial Arts de grande eficacia em combate.
Através de amigos em comum conheci o Mestre Leonardo Pereira, e no inicio de 2013 fui convidado para um treinamento formal de vários dias de intenso trabalho técnico, na Argentina, desde então tenho mantido contato e treinamentos especiais com o mesmo para meu aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional.

4- Além do FMA, você também é praticante de outras modalidades, certo? Pode nos falar um pouco a respeito delas?
R- Sim claro amigo Tales... Sou graduado em Hapkido também, passei por algumas escolas, atualmente sigo com o Hapkiyusul através de meus mestres, Mestre Renato Pires e Grão Mestre Sérgio(Kobra) Martins-7Dan, e com a pratica do Krav Maga Real Combat também onde sou membro e componho o quadro de Diretores da Confederação Brasileira de Krav Maga Real Combat.
Bom amigo, tenho me esforçado para compreender alguns dos mais variados e sólidos sistemas de combate, onde obtive algumas graduações nestas ditas modalidades, como: Kung Fu, Hapkido, Karatê-Do, Kickboxing, Kajukenbo( Hawaiian Martial Arts) dentre outras. Mas isto não é em tudo importante!! O que de fato nos importa é entender e prosseguir caminhando e desenvolvendo tudo aquilo que adquirimos ao longo destes quase 30 anos de busca incessante e em nossa real contribuição para um mundo melhor.




5- Essas artes marciais, a pratica delas é compatível com a prática do FMA? Elas formam um bom casamento?
R-Sim. Vejo nestas modalidades muita coisa similar, que de fato podem se combinar trazendo resultados concretos e bem dinâmicos, sempre respeitando a fluidez e liberdade técnica de cada Sistema que se apresenta. O FMA é uma combinação muito forte e que tem se tornado ao longo dos anos, uma prática marcial extremante eficaz, sendo atualmente difundida em praticamente todo o mundo, com escolas muito boas e com Mestres de alto nível, onde destaco a importância da Escola Guba Doce Pares em solo brasileiro.
A velocidade, sensibilidade, coordenação, ritmo, e principalmente a simultaneidade etc...são as ferramentas e mecanismos encontrados dentro do curriculum pratico do FMA, onde cada escola tem seu programa e ensino distinto e privado.




6- Qual a sua visão do FMA hoje aqui no Brasil?
R- Percebo claramente que tem se aumentado o numero de adeptos da modalidade em nosso País(Brasil), são poucas as escolas ainda, mas todas seguem trabalhando com humildade e coragem, demonstrando seriedade e espirito de união e gratidão pelos ensinamentos obtidos, como é o seu caso por exemplo, onde faço questão de mencionar a grande importância do seu destacado trabalho junto a comunidade marcial brasileira em especial ao FMA, com o o aval do grande Mestre Dada Inocalla.
As parcerias com escolas verdadeiras e de autenticidade comprovada se faz necessário neste momento, onde com muito esmero todos poderão se assegurar de estarem conduzindo os nobres alunos ao caminho certo que escolheram trilhar.
Embora não tenhamos muito interesse politico pelos orgãos Governamentais em nos apoiar, prosseguimos confiantes de se alcançar exito em tudo o que propusemos a fazer em nosso amado Brasil.




7- Sobre o futuro, quais os planos para o Guba Doce Pares aqui no Brasil?
R- Temos muitos anseios amigo Tales, mas estamos sempre com os pés no chão, procurando fazer as coisas de acordo com o curso natural que se segue.
Recentemente, Guro Leonardo Pereira esteve ministrando Seminários de Formação e aperfeiçoamento para todos nós representantes em Sudamerica, estando na Argentina e Brasil, foram momentos muito alegres e de muito empenho por parte dele e dos demais envolvidos, somos um grupo pequeno que segue crescendo com profundos laços de estima e respeito pelas nossas lideranças internacionais, onde destaco meu Mestre, Guro Leonardo Pereira e GM Danny Guba.
Guro Leonardo Pereira é uma personalidade marcante e de apurada técnica e refinamento, tem treinado e estudado as Artes de Combate por muitos anos, e esta respaldado diretamente por alguns dos maiores expoentes dos referidos sistemas, como: GM Moshe Galisko(Krav Maga/Kapap), GM Danny Guba(Guba Doce Pares), Mário Sukata(MMA-Brazilian Jiu Jitsu) etc...
Com isto temos apoio internacional de alto nível para continuar caminhando e desenvolvendo nossos projetos e demais sonhos, através de seminários, palestras, cursos, torneios com a participação de várias escolas convidadas, cooperando com a integração e cordialidade entre as distintas escolas e lideres.
Não somos os detentores da verdade, portanto estamos receptivos ao aprendizado sempre, através do bom e maduro diálogo e participação séria nas distintas atividades atribuidas ao FMA no Brasil, onde possamos de algum modo contribuir em alguma coisa para a formação de cidadãos mais equilibrados e moralmente significativos na sociedade.
Esta é nossa meta!!!!


8- Qual a sua opinião sobre a relação entre o FMA e defesa pessoal?
R-Minha opinião é que o FMA pode e deve ser empregado diretamente como meio de defesa pessoal, pois apresenta em seu arsenal as mais agressivas e eficazes ferramentas de combate, onde todo e qualquer estudante sério poderá se beneficiar de sua prática.
Sua prática requer muita seriedade e trabalho árduo, mas com tudo isto o resultado também se apresenta gradativamente como sendo uma segunda natureza em seus envolvidos.
Tenho ministrado muitos cursos e aulas aplicadas a defesa pessoal, onde o FMA tem me ajudado muito nisto tudo. Desenvolvi ao longo destes anos um Programa Técnico de Aperfeiçoamento em Defesa Pessoal, denominado Brazilian Combat Advanced System, onde apresentamos uma abordagem bem dinâmica e simples as mais variadas nuances da Defesa Pessoal, podendo ser empregada dentro do curriculum formativo de qualquer modalidade onde o indivíduo seja graduado e trabalhe seguramente com esta área. Ressalto que não se trata de uma nova arte marcial, mas sim de uma programação técnica de aperfeiçoamento com suas distintas variantes.
Quem quiser saber mais e obter maiores informações, basta entrar em contato pelo meu Email, rafabudoka@hotmail.com ou pelo site: wwww.chineseinstitute.com.br, ou ainda pelo telefone(19) 981338804 TIM.


9- Muito obrigado por suas respostas! Gostaria de deixar uma mensagem para os nossos leitores?
R- Quero agradecer a você, nobre amigo e guerreiro Tales, por ter nos concedido esta honra de ser entrevistado por vocês.
Ressalto meus mais sinceros votos de estima e parceria e cordialidade entre nossa escola e a sua.
E como mensagem, desejo dizer que, todos os verdadeiros interessados em seguir na senda das Artes Marciais, especialmente ao FMA, que procurem as escolas sérias e de autenticidade comprovada, focando o pleno desenvolvimento de cada um de vocês, explorando as potencialidades latentes dentro do caráter e da moral, os conduzindo rumo ao objetivo almejado.


Mabuhay!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário