Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

terça-feira, 13 de maio de 2014

Balintawak – Applied Eskrima Saavedra System


"Nosso sistema é uma arte de combate a curta distância altamente sofisticada, onde são utilizadas armas de impacto, lâminas, e combate corpo a corpo. Como em todas as Artes Marciais Filipinas, o aluno começa a treinar com as armas. Desta forma, ele ou ela desenvolve rapidamente reflexos e timing impecáveis que se traduzem em métodos de combate corpo a corpo."
Mestre Virgil Orlanes Cavada

Applied Eskrima Saavedra System - Balintawak é parte da grande família das artes que se desenvolveram no clube Balintawak em Cebu City durante a década de 1950. O fundador do clube Balintawak, Venâncio Bacon procurou criar melhores lutadores do que em qualquer outro lugar em Cebu e focado a sua formação e ensino no aperfeiçoamento dos métodos de combate a curta distância com uma arma (bastão, espada e faca). Ao libertar uma das mãos, os lutadores de Balintawak foram capazes de integrar novos ataques e métodos de captura contra adversários. Na verdade, o nível de sofisticação das técnicas de captura e métodos de trapping do nosso estilo levou Guro Dan Inosanto a denominar AE de Wing Chun com Bastão.

A história do Balintawak data de anteriormente ao Doce Pares e Clube de Esgrima Labangon, remonta ao tempo dos ensinamentos da família Saavedra. Os Saavedras estão em dúvida entre os mais famosos praticantes das artes nos últimos 100 anos. No entanto, eles não são tão amplamente conhecidos fora de Cebu.

Lorenzo "Tatay Ensong" Saavedra era um membro sênior do clã Saavedra. Ele ensinou seu sobrinho, Teodoro "Doring" Saavedra. Ele ajudou a organizar o Clube Labangon por volta de 1920 e foi membro do clube Doce Pares original, fundado a 11 de Janeiro de 1932. Teodoro "Doring" Saavedra também ensinava, Momoy Canete, Eulogio Canete, Vincente Atillo e Venâncio Bacon. Ele foi o vice-presidente do clube Doce Pares original quando foi fundado a 11 de janeiro de 1932. Teodoro Saavedra foi executado pelos policiais militares japoneses em Basak Elementary School durante a ocupação japonesa das Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial. Antes de ser morto, ele se soltou e conseguiu matar alguns japoneses usando sua habilidade em Eskrima.

Vincente Atillo estudou Eskrima/Arnis com Teodor Saavedra e Venâncio Bacon. Mais tarde, Vincente Atillo ao treinar no clube Balintawak original em Cebu City, começou a instruir seu filho Críspulo. Críspulo também era uma figura frequente nas práticas do clube com Bacon e outros membros. Mestre Virgílio Cavada foi aluno de Vincente e Críspulo Atillo em suas interpretações dos estilos ensinados a eles por Saavedra e Bacon. É por isso que o nosso sistema é chamado Applied Eskrima Saavedra System - Balintawak, para honrar e mostrar o devido respeito às fontes originais da nossa arte, bem como demonstrar nossa principal formação fundamental, que favorece a aplicação realista sobre as metodologias teóricas.

O grupo Kali RIO está oficialmente registrado como membro oficial Representante da Applied Eskrima - Saavedra System Global trabalhando em conjunto com o nosso mentor, Mestre Virgil Orlanes Cavada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário