Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Nunchaku

 por Paulo Burgos

O Nunchaku é uma arma oriental formada por dois bastões unidos por uma corrente ou uma corda. Na ilha de Okinawa no Japão , era usada inicialmente como um implemento agrícola . Em outros países do extremo oriente como China, Coréia, Vietnam e Filipinas podemos encontrá-lo nos arsenais de suas respectivas tradições marciais . Embora tenha sido usado como uma espécie de mangual no cultivo do arroz típico de várias nações asiáticas , alguns autores afirmam que a sua origem ocorreu a partir do bastão de três segmentos(San tieh Kuan),uma das armas articuladas do Wushu, arte marcial chinesa que mais conhecida como Kung Fu.
   O termo Nunchaku no dialeto da ilha de Okinawa(Uchinanchu),a principal ilha do arquipélago Ryukyu,  significa “bastão articulado”. Segundo relatos históricos quando o arquipélago Ryukyu foi invadido e anexado ao império japonês por volta de 1642, os ilhéus foram proibidos de portar armas . Consequentemente , ferramentas e implementos de caça e pesca foram convertidos em armas para a proteção de suas famílias contra os invasores. Tal fato permitiu o desenvolvimento do Kobujutsu ou Kobudo de Okinawa, uma  arte marcial que se caracteriza pelo manuseio de várias armas. Na mesma época , as técnicas de luta de mãos vazias dos nativos foram mescladas ao estilos de luta chineses e originaram o que os japoneses chamaram posteriormente “Karate Jutsu” que mais tarde passou a ser conhecido como “ Karate-Do”.
   Para os chineses, o Nunchaku é conhecido como  “Lian Tieh Kuan” e na Coréia  é chamado  de” I Yon Bon” ou” Ssan Jul Kon”  . Nas Filipinas , o termos para o bastão articulado de dois segmentos são “Chako”  ou             “ Tabak Toyok”. Em todas as tradições guerreiras do oriente é uma arma flexível usada para golpear o adversários a curta ,média e longa distância. Além de ser utilizada para desferir golpes traumáticos  em pontos vitais ,também pode ser empregada para dominar um oponente através de chaves, torções, quedas e estrangulamentos . Os estilos japoneses e chineses utilizam formas para ensinar o manuseio da arma. Já os sistemas filipinos e coreanos a utilizam de uma maneira mais livre ; ou seja , não empregam sequências coreógrafas.  São estilos que utilizam poucos movimentos para utilização do Nunchaku em combate.
    O manuseio do Nunchaku tem com sua marca registrada os movimentos circulares executados em alta velocidade. São técnicas que causam um efeito psicológico  causando confusão no adversário. Os giros do Nunchaku ficaram famosos por causa dos filmes de Kung Fu produzidos em Hong Kong na década de 1970 . O seu manuseio tornou-se popular graças  ao ator e lutador sino-americano Bruce Lee que encantou plateias em todo mundo ao apresenta-lo em filmes clássicos como “ Fists of Fury”(A Fúria do Dragão), “ The Way of The Dragon”(O Voo do Dragão) ,” Enter The Dragon”(Operação Dragão) e “ Game of Death”(O Jogo da Morte).
 A técnica de manuseio do Nunchaku utilizada por Bruce Lee em seus filmes tem sua origem nas artes marciais filipinas e foram transmitidas a ele por seu aluno e amigo Dan Inosanto. Muitos fãs chineses e coreanos acreditavam que arma teria sido uma criação do grande mestre.
   Nas escolas de Kali ,Eskrima e Arnis , “Tabak Toyok” ou “Chako” está classificado com uma das armas flexíveis do arsenal filipino juntamente com “Cadena”(corrente) “Latiko”(Chicote), “Sarong” ou Panyo(Pano). O modelo de Nunchaku adotado nas Filipinas é formado por bastões mais curtos e uma corrente ou corda maior do que os modelos utilizados nas artes marciais do Japão,da China e da Coréia.  Estas  características permitem que o mesmo possa ser ocultado facilmente . O Tabak Toyok é geralmente usado como um chicote  . Ele também pode ser utilizado para estrangular e imobilizar um oponente. Nas Filipinas como em diversos países do chamado terceiro mundo, o Nunchaku ficou muito popular por causa dos filmes de Kung Fu produzidos em Hong Kong.  A sua popularidade também se deve a sua origem nas lutas dos trabalhadores contra seus opressores. Tal fato contribuiu para que a população se identificasse com o seu manuseio. Muito jovens começaram a portá-la e a utilizá-la em conflitos de rua. Quando o ditador Ferdinado Marcos decretou a lei marcial nas Filipinas um dos seus primeiros atos foi a proibição do porte do Nunchaku em todo arquipélago filipino. Em muitos países ,  houve a proibição do porte do Nunchaku,pois  muitos marginais passaram a usá-lo em conflitos de rua mesmo não sabendo como manuseá-la corretamente. Na tradição marcial filipina , o Guro Dan Inosanto e o Tuhon Rey Dionaldo estão entre os grandes experts no que tange o manuseio do Tabak Toyok. No filme Tartarugas Ninja III,  o Datu Shishir Inocalla ,mestre de Modern Arnis e um dos fundadores do Arnis Maharlika interpreta a Tartaruga ninja Michelangelo usando a técnica do Tabak Toyok filipino assim como Bruce Lee os fez em seus filmes na década de 1970. Embora muitos fãs acreditassem que Bruce Lee usava o estilo de Nunchaku do sul da China, o  Pequeno Dragão usou técnicas de origem filipina. Em “ Enter The Dragon”(Operação Dragão no Brasil) em uma sequencia o grande mestre das artes marciais utiliza dois bastões(Sinawali/Doble Baston), Sibat(bastão Longo) e Tabak Toyok(Nunchaku).


Paulo Burgos é colaborador do Arte Filipina, professor da rede pública do Distrito Federal, graduado em Judo, Arnis e Tai Chi.

3 comentários:

  1. In the Japanese Karate style there is a tendency to emphasize tradition, Nunchaku passed simple and practical techniques.
    However, it has been a Chinese martial artist and researchers from various countries that dramatically enhanced the technology of Nunchaku.
    I think that Nunchaku which continues to evolve including various essences is very unique from the viewpoint of martial arts history.

    ResponderExcluir