Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Técnicas Espanholas do Arnis Moderno

Não costumo treinar as chamadas "técnicas espanholas" (Espada Y Daga). Em meus treinamentos diários de Arnis geralmente enfatizo Solo Baston, Doble Baston(Sinawali) e Daga Sa Daga (Técnicas de combate com facas).

Ontem comecei a praticar alguns drills de Espada y Daga e pude perceber a sua importância: através das práticas das chamadas "técnicas espanholas"pude compreender melhor o meu atual momento e me preparar para o que está vindo. Assim como um expert em "Yantok at Daga(Bastão e Adaga ou Espada y Daga),devemos saber nos guardar tanto à média quanto à longa distância.

No atual momento preciso me focar naquilo que posso resolver agora para que à longo prazo eu esteja preparado para o que está à caminho.

Assim como na esgrima européia, espadas e adagas são utilizadas para lutar em espaços distintos, o antigo ken-jutsu japonês também utiliza duas espadas:Shoto(pequena) e Daito(grande).Os guerreiros da classe samurai podiam portar ambas no Japão feudal.Empresários japoneses entendem que a espada pequena simboliza o que pode ser feito em pequeno espaço de tempo e a longa representa um período maior de tempo.

Entendo que as armas curtas podem ser utilizadas para a nossa defesa em espaços menores e as longas em distâncias maiores. Espada Y Daga é um método excelente para administrar a distância do combate em que a Espada ou bastão Yantok são utilizados para a defesa e o contra-ataque e a Daga (faca ou bastão curto) é usada para fazer a proteção de espaços vazios e a finalização.

Conforte disse anteriormente a partir do estudo das técnicas de Espada Y Daga ,pude entende melhor o meu atual momento e me preparar para o que virá. Atualmente encontro em processo de reestruturação da minha vida e no atual momento estou me focando naquilo que pede o momento. Por outro lado preparo minhas energias para a jornada que virá,pois em um prazo maior darei passos mais arrojados em direção a realização de muitas conquistas.

Shifu/Guro Paulo Burgos de Castro Cantanhede .´.
Instrutor de Arnis-Kali-Eskrima/Filipino martial Arts(FMA)
E TAIJIQUAN KUNG FU(TAI CHI CHUAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário