Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Praticando com Karambit



No último sábado,  29 de junho de 2013, durante nosso treinamento matinal, além da matéria curricular tivemos a oportunidade de exercitarmos uma sessão prática de cortes, para testar a habilidade individual no uso de lâminas.

Periodicamente costumamos promover esse tipo de exercício, quase sempre com uso de lâminas grandes [facões e kukris], usando como alvos garrafas PET de dois litros cheias de água. Optamos por ampliar a programação do treino de cortes, afim de que os estudantes possam testar e desenvolver suas aptidões comlâminas de porte médio e pequeno. E por se tratar de algo com que treinamos sistematicamente, e que desperta muita curiosidade, admiração e mesmo um certo temor, o tipo de faca escolhido para a execução dos cortes foi o Karambit [ou Kerambit]. Instrumento bastante “diferente” e especializado, cujo manejo correto e seguro demanda atento, detalhado e dedicado estudo das técnicas correlatas, especialmente no tocante à mecânica de movimentos, uso da mão viva de maneira coordenada, aplicação da arma em técnicas de desarme, em golpes contundentes, em imobilizações, etc, o Karambit carrega a [justa] reputação de ser uma das mais eficientes e versáteis lâminas de combate existentes.

Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de praticar cortes simples, cortes múltiplos sequenciais [de velocidade], cortes com empunhadura estendida e reversa, utilizando para tanto lâminas de diferentes designs e tamanhos. Todos puderam constatar a eficácia de técnicas autênticas [templates ou patterns de karambit, oriundos principalmente do Sayoc Kali] corretamente estudadas e aplicadas. Em suma, foi sensacional!


Nenhum comentário:

Postar um comentário