Sama Sama, o grande encontro do FMA no Brasil, se tornou marca registrada da Academia Magka-Isa. Realizado anualmente no Distrito Federal com o objetivo de juntar praticantes de diferentes cantos do país, o evento abre espaço para o treino, discursão e reflexão a respeito da prática da arte marcial filipina no Brasil.
O tema desse ano foi “Integração Brasil Filipinas Através das Artes Marciais” e contou com a presença de representantes de grupos de fora do meio marcial, como a FAB – a Filipino Association of Brazil, órgão oficial da Embaixada das Filipinas que busca promover a cultura daquele país.
No primeiro dia, mestre Herbert “Dada” Inocalla conduziu exames de graduação entre os alunos do Arnis Maharlika. Estavam presentes tanto para alunos iniciantes, que começavam sua carreira no FMA pleiteando a faixa amarela, quanto outros mais avançados, que disputavam o título de Lakan Guro Dalawa.
Seguido ao exame, o Lakan Guro e instrutor do sistema SOTAI Mauricio Viegas ministrou uma palestra a respeito de FMA e Defesa Pessoal, juntamente com um treinamento. Oficiais da FAB, a Filipino Association of Brazil, falaram sobre o trabalho desenvolvido pela embaixada das Filipinas no Brasil, sobre cultura filipina e sobre o trabalho que o mestre Herbert “Dada” Inocalla vem fazendo no ensino e divulgação - vale lembrar que em setembro a Embaixada enviou uma carta ao mestre Dada elogiando o seu trabalho pessoal e o de seus alunos nessa divulgação. Ao final, professores e instrutores do sistema Inocalla se juntaram para presentear os oficiais com um certificado de presença, momento registrado em fotos.

A classificação final do amistoso foi:
Categoria Iniciante
- Medalha de Ouro: Adan
- Medalha de Prata: André
- Medalha de Bronze: Eloana
Categoria Intermediário
- Medalha de Ouro: Max
- Medalha de Prata: Miguel
- Medalha de Bronze: Marco
Categoria Avançado
- Medalha de Ouro: Maurício
- Medalha de Prata: Chael
- Medalha de Bronze: Marcos
O segundo dia do evento começou com alongamento e yoga conduzidos pelo mestre Dada Inocalla. Paulo Burgos fez uma apresentação sobre as relações entre o combate desarmado da arte marcial filipina e o combate do tai chi. Seguindo a esse ocorreu o exame de instrutores de Tai Chi Maharlika.

Ao final, todos os participantes se juntaram em uma grande mesa redonda, onde todos puderam expor sua opinião a respeito do FMA e do evento. Integração, união. O sentimento de fazer parte de uma mesma equipe, independente da cidade, do estado, da faixa, escola ou graduação. Todos unidos em prol cultura e do FMA.
Parabéns a todos pelo evento e que em 2013 possa o Sama Sama agregar cada vez mais! As fotos do evento estão disponíveis na página da escola no facebook.
Mabuhay!
Nenhum comentário:
Postar um comentário