Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

domingo, 30 de dezembro de 2012

Sama Sama 2012



Sama Sama, o grande encontro do FMA no Brasil, se tornou marca registrada da Academia Magka-Isa. Realizado anualmente no Distrito Federal com o objetivo de juntar praticantes de diferentes cantos do país, o evento abre espaço para o treino, discursão e reflexão a respeito da prática da arte marcial filipina no Brasil.





O tema desse ano foi “Integração Brasil Filipinas Através das Artes Marciais” e contou com a presença de representantes de grupos de fora do meio marcial, como a FAB – a Filipino Association of Brazil, órgão oficial da Embaixada das Filipinas que busca promover a cultura daquele país.



No primeiro dia, mestre Herbert “Dada” Inocalla conduziu exames de graduação entre os alunos do Arnis Maharlika. Estavam presentes tanto para alunos iniciantes, que começavam sua carreira no FMA pleiteando a faixa amarela, quanto outros mais avançados, que disputavam o título de Lakan Guro Dalawa.



Seguido ao exame, o Lakan Guro e instrutor do sistema SOTAI Mauricio Viegas ministrou uma palestra a respeito de FMA e Defesa Pessoal, juntamente com um treinamento. Oficiais da FAB, a Filipino Association of Brazil, falaram sobre o trabalho desenvolvido pela embaixada das Filipinas no Brasil, sobre cultura filipina e sobre o trabalho que o mestre Herbert “Dada” Inocalla vem fazendo no ensino e divulgação - vale lembrar que em setembro a Embaixada enviou uma carta ao mestre Dada elogiando o seu trabalho pessoal e o de seus alunos nessa divulgação. Ao final, professores e instrutores do sistema Inocalla se juntaram para presentear os oficiais com um certificado de presença, momento registrado em fotos.






Pausa para o almoço, os participantes retornaram para um campeonato amistoso. Dividido em três etapas, iniciante, intermediário e avançado, colocando todos os participantes em igualdade de participação. Laban Laro, o jogo de luta, é o momento em que os praticantes buscam não pontuação ou vitória, mas a aplicação dos princípios e técnicas aprendidas nas aulas de kali. A Academia Magka-Isa foi a pioneira na aplicação esportiva do FMA no Brasil, com o campeonato brasileiro de FMA.





A classificação final do amistoso foi:



Categoria Iniciante

  • Medalha de Ouro: Adan
  • Medalha de Prata: André
  • Medalha de Bronze: Eloana


Categoria Intermediário
  • Medalha de Ouro: Max
  • Medalha de Prata: Miguel
  • Medalha de Bronze: Marco



Categoria Avançado
  • Medalha de Ouro: Maurício
  • Medalha de Prata: Chael
  • Medalha de Bronze: Marcos



O segundo dia do evento começou com alongamento e yoga conduzidos pelo mestre Dada Inocalla. Paulo Burgos fez uma apresentação sobre as relações entre o combate desarmado da arte marcial filipina e o combate do tai chi. Seguindo a esse ocorreu o exame de instrutores de Tai Chi Maharlika.



A parte da tarde foi dedicada a arte marcial filipina, com o guro Paulo Burgos puxando uma série de treinamentos do Modern Arnis, a escola mãe do Arnis Maharlika, logo em seguida os guros Mauricio Viegas e Tales Azevedo puxando um grande aulão de boxe ocidental e panantukan.



Ao final, todos os participantes se juntaram em uma grande mesa redonda, onde todos puderam expor sua opinião a respeito do FMA e do evento. Integração, união. O sentimento de fazer parte de uma mesma equipe, independente da cidade, do estado, da faixa, escola ou graduação. Todos unidos em prol cultura e do FMA.


Parabéns a todos pelo evento e que em 2013 possa o Sama Sama agregar cada vez mais! As fotos do evento estão disponíveis na página da escola no facebook.



Mabuhay!


Nenhum comentário:

Postar um comentário