Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

domingo, 1 de julho de 2012

Graduações do Arnis Maharlika


Baguhan: Faixa Branca – Antas Isa
O aluno que inicia nessa graduação ainda é um visitante na escola. Partindo do principio ser ele um leigo, essa graduação busca uma explanação geral sobre o FMA e uma introdução ao treinamento marcial – familiarizando o aluno aos conceitos utilizados , ao uso do yantok e ao movimento com os pés.

Baguhan: Faixa Amarela – Antas Dalawa
O objetivo dessa graduação é retirar o aluno da condição de “visitante” e transforma-lo em um estudante de fato da escola. Aperfeiçoar os conhecimentos elementares do uso do yantok, introduzindo o trabalho com mão viva e o segundo bastão

Baguhan: Faixa Azul – Antas Tatlo
O Objetivo desse estágio é integrar os conhecimentos do uso do yantok, mão viva e movimentação, transformando o conhecimento obtido nas graduações anteriores em um todo coeso.

Tagapag Sanay: Faixa Verde – Antas Apat
Nessa graduação o estudante deixa a condição de iniciante, se tornando um praticante pleno de Arnis. Aprendidos os conceitos envolvidos no combate com bastão, chega o momento expandir os conceitos aprendidos para bastões curtos e lâminas.

Tagapag Sanay: Faixa Roxa – Antas Lima
Na faixa roxa o estudante busca aumentar seu leque de possibilidades de combate, utilizando todo o seu corpo para ataque e defesa (coordenação global) e buscando enxergar novas possibilidades dentre as ferramentas disponíveis.

Tagapagturo: Faixa Marrom – Antas Anim
Nesse estágio o estudante alcança o estado de sênior, podendo já ministrar aulas como instrutor de Arnis. Nesse estágio o novo instrutor demanda de estar sob tutela de um professor da escola.

Guro Lakan Isa/Guro Dayan Isa: Faixa Preta
O estado de faixa preta de Arnis representa a transformação do estudante em professor. A sua responsabilidade por treinar, praticar e compreender o conteúdo aumenta, a partir do momento em que ele se torna responsável por compartilhar esse conhecimento. Ser um guro representa apenas uma nova etapa da jornada, pois é ensinando que verdadeiramente se aprende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário