Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

sábado, 26 de maio de 2012

Matéria da UNB sobre FMA


A arte marcial filipina e o GM Dada Inocalla são tema da reportagem Kali: luta que os filipinos usavam para sobreviver da jornalista Laila Leite, publicado na revista Campus Virtual da Universidade de Brasília

"Nas aulas de FMA, Mestre Dada ensina cinco passos para usar na defesa pessoal. O primeiro é a prevenção, “evitar lugares onde a situação de risco é maior”; segundo: usar palavras mágicas, “falar ‘obrigado, desculpa, por favor’ evita muitos desentendimentos”; terceiro: negociar, “entregar o dinheiro e pedir para ficar com os documentos é sempre uma opção”; quarto: fugir, “quando a situação é de risco e há possibilidade de fuga, esta é a melhor opção”; e por último, lutar, “buscar sobreviver”.

Como o objetivo do FMA é aprender a defender-se de forma rápida e eficiente, ao contrário do que acontece em outros tipos de luta, os alunos dessa arte manuseiam armas desde a primeira aula. O Mestre Dada explica que, quando o que está em questão é  a sobrevivência, qualquer coisa pode ser transformar em arma. Nas aulas, os alunos usam bastão, facas, facão, cartão de crédito, celular, caneta e quaisquer outros materiais que possam ser utilizados na hora de se defender."

Parabéns a jornalista, sua equipe e ao GM Inocalla por esse belo conteúdo de divulgação do FMA em nosso país!

Para conferir a matéria na íntegra, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário