Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

sábado, 31 de março de 2012

A importância do treino ao ar livre para as artes marcias

Artigo enviado pelo Shifu/Guro Paulo Burgos de Castro Cantanhede .´.

Em dezembro de 2002 com a vinda do Datu Shishir Inocalla  para ministrar aulas particulares e seminários no Brasil,passei alguns dias acompanhando os mestres Shishir e Dada . Acordar cedo para meditar e praticar artes marciais fazia parte da nossa rotina. Uma vez acordei mais cedo,eu fiquei treinando Arnis e Tai chi na sala. O mestre Dada acordou logo em seguida e pediu que eu fosse treinar no quintal. Em casa eu costumava treinar na minha sala e não me atentava para importância do treinamento ao ar livre.Eu não gostava de ser visto praticando Arnis e Tai chi chuan. Embora soubesse de que a prática junto a mãe Natureza,fosse benéfica,eu ficava recluso. Hoje eu ensino Arnis e Tai chi todos os domingos em um parque.

Quando treinamos junto a natureza,estamos próximos do princípio criador de tudo e de todos, podemos absorver melhor a energia vital presente no ar.Segundo a cosmologia oriental, quando respiramos além do oxigênio extraímos a energia vital que os filipinos chamam de Lakas. Esta força é responsável pela origem da vida como pela sua manutenção.Presente no Yoga,na medicina tradicional chinesa e nas mais variadas. tradições guerreiras do oriente,ele recebe os nomes de Ki(No Japão e na Coréia),Chi(na China) e Prana(na Índia).

Na tradição judaico-cristã,o sopro de vida que IAVEH soprou nas narinas do Homem,ser feito a sua imagem e semelhança ,também conhecido como hálito divino, é visto como a força que mantém a vida. Na filosofia pré-socrática, o pensador Anaxímenes atribuiu a origem da vida a enegia vital presente no ar que ele concebe como "Pneuma".

Quando estamos praticando Arnis e Tai chi chuan ao ar livre ,estamos estabelecendo uma relação mais íntima com a energia vital que mantém a vida em suas mais variadas manifestações.O Mestre Woo,introdutor do Tai Chi chuan no DF, costuma dizer que quando praticamos o Tai chi chuan junto a natureza ,estamos cultuando a Divindade como uma grande família cuja igreja é planeta Terra.

No que tange ao Arnis, Datu Shishir Inocalla afirmou que as artes marciais filipinas se caracterizam pela liberdade.Quando praticamos Arnis-Kali-Eskrima,junto a natureza estamos nos colocando mais íntimos do Pai Supremo e da Mãe Natureza. Ao agirmos assim estaremos mais próximos de cada ser humano e de cada forma de vida.Conforme ensina o guru indiano Shrii Shrii Anandamurti: " Todos os homens são meus irmãos;Todas mulheres são minhas irmãs: O meu pai é o Pai Supremo; A minha mãe é a mãe Natureza.
 


Paulo Burgos
Lakan Guro
Arnis Maharlika
www.arnis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário