Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O poder terapêutico do Arnis Kali


A sensação de estresse aumentou vertiginosamente nos últimos anos. A manutenção desse estado em longo prazo é extremamente nociva, uma vez que algumas funções não vitais, mas fundamentais para a saúde do indivíduo vão sendo cronicamente bloqueadas, como a resposta ao aporte hormonal que está sendo despejado na corrente sanguínea.

A Terapia Marcial Filipina (Arnis Kali Maharlika) se apresenta com este enfoque, visando trabalhar os exercícios tradicionais do Arnis de forma a equilibrar as energias sutis do corpo humano, levando ao desenvolvimento de nossos poderes latentes.

“Antigamente as pessoas primitivas lutavam pra fora por isso não ficavam estressados. Hoje as pessoas civilizadas ficam estressadas porque lutam pra dentro, criando lixo emocional como medo,ódio, raiva, rancor, preguiça, ignorância, etc. E esse lixo emocional você joga na lixeira que é o corpo físico o qual fica sem receber a devida limpeza que é alimentação balanceada, exercício físico adequado, desequilíbrio emocional e falta de controle dos órgãos sensoriais e motores fazendo o organismo virar lixão sofrendo com muitas doenças e desequilíbrios entre o físico, mental e espiritual.” Inocalla

Desenvolvido pela família Inocalla, o método é direcionado para a utilização do aporte fisiológico desencadeado pelo estresse para a aquisição de qualidade de vida.

Como principais benefícios decorrentes da prática do Arnis Kali, podemos destacar o domínio de técnicas simples e eficientes de defesa pessoal, desenvolvimento da autoconfiança, superação do medo e da insegurança, desenvolvimento de habilidades físicas, motoras e sensoriais, aumento do condicionamento físico, alívio do estresse, aumento da capacidade de concentração e da habilidade para tomar decisões rápidas em situações difíceis.

O Arnis Kali mescla de forma criativa e inteligente técnicas marciais com terapias tradicionais. Além de dominar as técnicas de combate, o mandirigma – guerreiro filipino – deve conhecer e aplicar as técnicas de cura e manutenção da energia vital Arnis Kali Eskrima.

O sistema da Arnis Kali Mahalika tem mais de 35 anos de prática e pesquisa da família Inocalla.

O sistema Maharlika engloba o arnis kali, o tai chi chuan e a yoga todos feitos com valor terapêutico e marcial, pois são complementares para trabalhar o interior e exterior do ser humano na pesquisa da família Inocalla.

“Existem quatro seres dentro do ser humano: chamado físico, psico físico, psico espiritual e espiritual. O ideal ´´e harmonizar estes quatro seres através da prática do yoga, tai chi e arnis kali, um complementa outro.” Inocalla

No Brasil desde de 74, Herbert Inocalla já orientou cerca de 5000 alunos e alunas – dentre homens, mulheres, adolescentes e idosos que já passaram por sua academia Magka Isa em Brasília.

“O espírito de fraternidade e camaradagem, que é uma característica do povo filipino deve nortear a conduta do artista marcial, pois todos os estilos se voltam para um estilo e um estilo se volta para todos os estilos (Magka-Isa)”. Paulo Burgos um dos alunos de Inocalla.

O termo arnis kali maharlika em tagalog - língua filipina - significa os protetores da grande criação.

O oponente representa a força de resistência que temos de vencer que fazem as vezes de uma sobrecarga fortalecendo-no para avançar nas dificuldades e evoluirmos mais rapidamente do que se não as houvessem. Por isso todos são amigos no arnis kali.
“Somente existem 2 coisas: as que funcionam e as que não funcionam, vamos pesquisar as que funcionam.” Dada Inocalla“Algumas pessoas fazem de conta que vivem num mundo fantástico onde tudo acontece conforme suas vontades porém, quando vem as dificuldades não sabem como agir sentindo-se frustradas e traídas.” Anandamurti 1995“Quando você está em paz com seus inimigos interiores, os exteriores não incomodam você”. Provérbio Filipino

Loraine Ribeiro
Tagapag Sanay do Arnis Maharlika
(CREF 004824 G/DF)
Publicado originalmente na Revista Terceiro Milênio
retirado do site http://www.arnis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário