Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

1º Seminário da Pekiti-Tirsia Internacional

O 1º Seminário da PEKITI-TIRSIA INTERNACIONAL no Brasil acontecerá na cidade de São Paulo, nos dias 17 (sábado) e 18 (domingo) do mês de março e será realizado no Instituto Stanislavsky, no endereço:

Rua Coronel José Eusébio, Nº 37
Bairro Higienópolis, São Paulo - SP
(Próximo à estação Paulista de Metrô)


O conteúdo do seminário abrangerá diversas técnicas básicas, intermediárias e algumas demonstrações de técnicas avançadas do sistema PEKITI-TIRSIA INTERNACIONAL focando em footwork, bastão simples e duplo, faca e mãos nuas. O seminário iniciará as 09 horas da manhã e será encerrado as 17 horas em ambos os dias, será realizada uma pausa das 12 às 14 horas para almoço e conversa com o Tuhon.

O custo do seminário será de R$ 200,00 para os dois dias caso o pagamento seja realizado até o dia 5 de março e R$ 300,00 após o dia 5 de março.

Recomendamos a reserva e o pagamento com a máxima antecedência para garantir a vaga. Com o objetivo de manter a qualidade do evento limitamos a quantidade de participantes e temos poucas vagas.
Este é um evento aberto para não praticantes e praticantes de todas as artes marciais. Após o término do seminário todos os participantes receberão o certificado de participação.

Para maiores informações, envie um e-mail para
contato@eskrimador.com.br

-----

Abaixo algumas informações úteis para conhecer melhor a PEKITI-TIRSIA INTERNACIONAL e o Tuhon BillMcGrath.


-----
O que é o sistema Pekiti-Tirsia
Pekiti-Tirsia é uma Arte Marcial Filipina desenvolvida pela família Tortal de Negros, uma ilha na região central de Visayan nas Filipinas. O sistema foi levado aos Estados Unidos em 1972 pelo Grand Master Leo Tortal Gaje. No dialeto Illongo de Visayan, Pekiti-Tirsia literalmente significa Close-Thirds; o equivalente a Close-Quarters.

Tuhon Guro William R. McGrath - President & Chief Instructor
Bill McGrath iniciou seu treinamento em Pekiti-Tirsia em 1975 com a idade de 14 anos. Em 1994, Bill McGrath foi promovido ao posto de Guro Tuhon (Instrutor Chefe) pelo Grandmaster Leo Gaje. Um ano mais tarde o Tuhon McGrath começou uma organização oficial com o objetivo de preservar e promover uma arte única, Pekiti-Tirsia. Essa organização é chamado Pekiti-Tirsia International.
O objetivo desta nova organização era estar livre da políticas e lutas internas que o Tuhon McGrath havia presenciado em diversas artes marciais e organizações ao longo dos anos. Havia o sentimento de que quando uma arte cresce em popularidade, também cresce em intrigas políticas e disputas por posição.

Para atingir esta meta de um ambiente livre de política, o Tuhon McGrath estruturou a Pekiti-Tirsia Internacional de tal forma que qualquer pessoa pode tornar-se legitimamente treinada e classificada no sistema. 

O Tuhon Bill McGrath também foi o primeiro instrutor de armas de impacto para o New York State Court Officers Academy's e autor da seção de armas de impacto no manual de táticas defensivas na academia, ele é certificado pelo F.B.I como instrutor de táticas de defesa policial e pelo estado de New York como instrutor de armas de fogo.

PEKITI-TIRSIA INTERNACIONAL (PTI)

O Sistema Pekiti-Tirsia International de Kali foca em 5 categorias principais de armas:

  • Solo - Bastão, Espada ou lança;
  • Doble - Batões duplos e Espadas Duplas;
  • Espada y Daga - Espada e Faca;
  • Daga y Daga - Faca e Faca (única ou dupla);
  • Mano y Mano - Mãos.
Sendo baseado em três princípios:
  • 3 Distâncias - Primeiro você aprende a trabalhar em distância próxima ao oponente, que é a mais perigosa e difícil. Em seguida você aprenderá a trabalhar em distância média e depois em distância longa;
  • 3 Níveis - Junto com cada ataque você aprenderá diversas formas de contra ataques, bem como várias formas de ataques para cada contra ataque. Você desenvolverá a abilidade para pensar em pelo menos 3 níveis a frente; 
  • 3 Oponentes - Você será ensinado a se preparar para lutar com pelo menos 3 oponentes de forma simultânea, portando, o foco será a eficiência para não gastar muito tempo em combates com o adversário. 
No sistema PEKITI-INTERNACIONAL:
  • Não existem técnicas secretas: Todas as técnicas para completar todo o sistema são claramente delineadas em dois livros de teste chamados de "Blue Books". Cada página dos livros consistem em duas seções que precisam ser aprovadas por um instrutor certificado PTI;
  • Há uma estrutura de classificação conhecida: Existe um sistema estruturado de classificação. As técnicas são consistentes de instrutor para instrutor. Todas as técnicas no sistema são claramente definidas e disponíveis em vídeo para o instrutor. Qualquer instrutor que termina o seu Blue Book pode treinar um aluno em qualquer página de seu livro, e o aluno poderá ter certeza que as técnicas são as mesmas de instrutor para instrutor;
  • Técnicas consistentes: Uma queixa que se ouve de alunos antigos de instrutores Filipinos é que você raramente verá a mesma técnica duas vezes. Com técnicas consistentes o aluno poderá obter o conhecimento de forma padronizada e eficiente em qualquer lugar do país e de qualquer instrutor certificado; 
  • Não diga "Obrigado" com Rank: Na PTI, as pessoas que fazem coisas boas recebem algo como uma faca, espada ou até mesmo um Obrigado, mas nunca um posto de instrutor. A única maneira de obter classificação de um instrutor é para passando no teste de instrutor;
  • Esta é uma Arte Marcial, não um Culto: Duas coisas podem transformar uma arte marcial saudável em um culto doentio:
    • Incentivando os alunos a acreditar que eles são os servos da arte, em vez de o contrário;
    • Adoração de instrutor ou quem está no topo como um herói.
  • A PTI atua contra esses dois perigos concentrando-se nas necessidades e objetivos dos alunos durante o treino em vez de focar em coisas que glorificam o instrutor ou até mesmo a própria arte.
A PTI foi iniciada oficiamente em 1995 com a sua aprovação, de sua estrutura de RANK, de seus livros de teste e de sua estrutura de conhecimento pelo Grandmaster Gaje.



A Pekiti-Tirsia Internacional é administrada pelo Guro Tuhon McGrath como uma entidade separada de qualquer organização atualmente dirigida pelo Grandmaster Gaje desde 1997.

Para mais informações consulte o website http://www.pekiti.com/ ou envie um e-mail para contato@eskrimador.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário