Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Kali e Jeet Kune Do

Ainda hoje, há muita confusão entre o grande público (e mesmo entre alguns praticantes) sobre a relação existente entre Jeet Kune Do e Kali.

O Jeet Kune Do foi criado peo grande mestre Bruce Lee, como um sistema híbrido de artes marciais - considerado sob muitos aspectos como um precursor do MMA.


Diferente do MMA atual, o JKD (sigla comumente usada para o Jeet Kune Do) não limita ao aspecto combativo, englobando em si diferentes aspectos filosóficos que focam não apenas a arte, mas também o artista. Não a toa que o próprio Lee definiu seu sistema como "The art of expressing the human body".

A ideia de trabalhar pelo conceito, ao invés da forma, não foi nova. Ainda assim a sua aplicação para o grande publico marcial foi uma das grande inovações empreendidas pelo mestre Lee. Infelizmente a sua prematura morte fez com que por pouco tal inspiração não se perde-se, cabendo aos seus antigos alunos, amigos e colaboradores continuação do seu trabalho.

Umas das pessoas mais próximas de Bruce Lee era Daniel "Dan" Inosanto. Filho de país filipinos, porém californiano de nascimento, Inosanto teve contato desde cedo com o universo das artes marciais, sendo o Kempo sua primeira escola marcial. Um prodígio nas competições, não demorou para que Dan buscasse ampliar seus horizontes, correndo atrás do conhecimento marcial da terra de seus antepassados, se tornando então discípulo de Johny Lacoste, mestre da escola Lacoste Kali.


Graças a Ed Parker - um dos maiores, se não o maior nome do Karate norte-americano - Inosanto e Lee se aproximaram e iniciaram uma relação de se estendeu até a morte deste. Foi através de Inosanto, que Lee teve contato com as artes marciais filipinas, de onde buscou o conceito de adaptabilidade que foi vital para o desenvolvimento do JKD.

Com a morte de Lee, Inosanto foi um dos grandes responsáveis por continuar a promulgar e a desenvolver o sistema o JKD - não a toa que ele foi o único a receber das mãos de Lee o título de instrutor de 3º grau em JKD. Em paralelo, Inosanto continuou a aperfeiçoar o sistema legado pelo seu mestre de Kali, fundando o Inosanto Lacoste Kali.


Hoje o mestre Dan Inosanto oferece aos alunos de sua academia, a possibilidade de aprender tanto o Inosanto Lacoste Kali quanto o Jeet Kune Do. Embora sejam sistemas distintos, com objetivos distintos, a quantidade de conceitos e técnicas compartilhadas por ambos é inegável. Os alunos não são obrigados a aprender ambos, nem o fato de ser bem sucedido em um garante o sucesso automático em outro, porém na busca pelo aprimoramento marcial, o esforço empreendido  pod, e vem apresentando bons resultados entre aqueles que ousam trilhar ambos os caminhos em conjunto.

Infelizmente no Brasil poucos são os habilitados para lecionar Kali e JKD, conforme os ditames do mestre Inosanto. Hoje a maior (e melhor) referência sobre o assunto é o Sifu Edmárcio Rodriguês, responsável pela Edmárcio Rodriguês Academy em Fortaleza, no Ceará.



Para aqueles que buscam aulas de ambos os sistemas no Rio de Janeiro, o contato pode ser feito diretamente com o Instrutor Paulo Pereira - representante da Associação Francesa de Jeet Kune Do e Kali e aluno do Sifu Salem Assli pelo e-mail paulo@kalirio.com.br ou pelo telefone (21) 9829-0574.

Nenhum comentário:

Postar um comentário