

O Jeet Kune Do foi criado peo grande mestre Bruce Lee, como um sistema híbrido de artes marciais - considerado sob muitos aspectos como um precursor do MMA.
Diferente do MMA atual, o JKD (sigla comumente usada para o Jeet Kune Do) não limita ao aspecto combativo, englobando em si diferentes aspectos filosóficos que focam não apenas a arte, mas também o artista. Não a toa que o próprio Lee definiu seu sistema como "The art of expressing the human body".
A ideia de trabalhar pelo conceito, ao invés da forma, não foi nova. Ainda assim a sua aplicação para o grande publico marcial foi uma das grande inovações empreendidas pelo mestre Lee. Infelizmente a sua prematura morte fez com que por pouco tal inspiração não se perde-se, cabendo aos seus antigos alunos, amigos e colaboradores continuação do seu trabalho.

Graças a Ed Parker - um dos maiores, se não o maior nome do Karate norte-americano - Inosanto e Lee se aproximaram e iniciaram uma relação de se estendeu até a morte deste. Foi através de Inosanto, que Lee teve contato com as artes marciais filipinas, de onde buscou o conceito de adaptabilidade que foi vital para o desenvolvimento do JKD.

Hoje o mestre Dan Inosanto oferece aos alunos de sua academia, a possibilidade de aprender tanto o Inosanto Lacoste Kali quanto o Jeet Kune Do. Embora sejam sistemas distintos, com objetivos distintos, a quantidade de conceitos e técnicas compartilhadas por ambos é inegável. Os alunos não são obrigados a aprender ambos, nem o fato de ser bem sucedido em um garante o sucesso automático em outro, porém na busca pelo aprimoramento marcial, o esforço empreendido pod, e vem apresentando bons resultados entre aqueles que ousam trilhar ambos os caminhos em conjunto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário