Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

sábado, 1 de outubro de 2011

Carenza


Algumas escolas de FMA consideram a carenza como sendo uma das ferramentas principais do ensino e prática do Kali. Outras consideram um elemento secundário, com bastante apelo visual, porém sem grande utilidade prática.

Carenzas são formas, ou katas, se você preferir, que podem ser livres ou previamente construídos. São bem famosas entre os praticantes americanos (herdeiros dos torneios de formas dos anos 80) e não tão famosas assim nas Filipinas.

Independente da importância que é dada as formas, é interessante e importante que todos saibam exatamente como executá-las. Procurando no youtube podemos encontrar os mais diversos vídeos, com praticantes do mundo inteiro. Não há muitas regras sobre o que a carenza deve obrigatoriamente conter

Nunca perca sua arma! Essa é a regra mais importante ao se executar uma carenza. Nada mais “feio” do que ver um praticante que se põe a executar uma carenza com dois bastões e derrepente desarma a si próprio ao cruzar os braços ou deixar o bastão voar em direção ao público.

A segunda regra é seja fluído, pense de maneira artística! Equilibrar balanço, explosão, ritmo, timing e um bom acervo de técnicas distintas e com boas transições é garantia de uma bela apresentação de carenza. Forma não é uma luta, é um espetáculo que o praticante oferece ao público.
Essas são as duas regras básicas para que se obtenha um bom desempenho ao se executar uma carenza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário