Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

terça-feira, 3 de maio de 2011

Tradução da "Lei do Arnis"

Muitos dos praticantes de FMA em solo brasileiro desconhecem os dizeres do Ato 9850, que oficializou o Arnis como esporte e arte marcial das Filipinas. Para suprir tal lacuna, estamos disponibilizando abaixo uma livre tradução da lei. Aqueles que desejarem ler o documento original poderão fazê-lo clicando neste link.

Ato Republicano Nº 88501
Declaração do Arnis como Arte Marcial Nacional e Esporte das Filipinas



Que seja promulgado pelo Senado e pela Casa Representativa do Congresso das Filipinas:

Seção 1: É da política do estado, estimular o nacionalismo, patriotismo e a valorização da importância que tiveram os heróis e os símbolos que os mesmos representam, no desenvolvimento histórico desse país. Além disso, deve o estado dar prioridade a educação, as ciências, as tecnologias, as artes e os esportes que fomentem o patriotismo e o nacionalismo, assim como acelerem o progresso social e que promovam a liberdade humana e seu desenvolvimento.

Seção 2: Definição de Arnis - Arnis, também conhecido como Eskrima, Kali, Garrote, além de outros nomes em diferentes dialetos, como Pananandata em Tagalog; Pagkalikali, Ibanag; Kabaraon e Kalirongan, Pangasinan; Kaliradman, Bisaya; e Didja, Ilokano, é uma arte marcial e um esporte de origem nativa que se caracteriza pelo uso de giros e movimentos circulares, acompanhados de golpes de balanço, estocadas e bloqueios, usados de maneira ofensiva e defensiva. É costume que seja praticado com um (1) ou dois (2) bastões ou qualquer outro instrumento simular, podendo também ser praticado com as mãos nuas e pés, para atacar, bloquear, agarrar e projetar, mantendo os mesmos princípios que sejam utilizados com os bastões.

Seção 3: Arnis é declarado Esporte e Arte Marcial Nacional das Filipinas. A adoção oficial do Arnis como Esporte e Arte Marcial Nacional deverá ser promulgada pela inscrição do símbolo do Arnis no selo oficial da Comissão de Esportes das Filipinas e pela confecção de um primeiro campeonato a ser disputado por equipes no primeiro dia do anual Palarong Pambasa. A Comissão de Esportes das Filipinas deverá ser a principal órgão a liderar a execução do presente ato.

Seção 4: O departamento de educação, a comissão nacional pela cultura e e artes, assim como a comissão de esportes das filipinas deverão promulgar as necessárias regras e regulamentos que se façam necessários a execução desse ato.

Seção 5: Qualquer disposição da lei, decreto, portaria, lei ou regulamento que seja conflitante com o presente ato será revogado, alterado ou modificado em conformidade com o mesmo.

Seção 6: Essa lei entre em vigor em 15 (quinze) dias após sua publicação completa em Diário Oficial e em pelo menos 2(dois) jornais de grande circulação.

Aprovado.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, tradução e disponibilização online da "Lei do Arnis".

    É louvável a ação e confirma o fortalecimento do esporte a nível nacional!

    Abraços

    ResponderExcluir