O Pekiti Tirsia Kali é uma das escolas de Artes Marciais mais tradicionais das Filipinas. Formulado pela família Tortal, atualmente sob o controle do Grand Tuhon Leopoldo Tortal Gaje Jr.
Nascido em 1938, e órfão de mãe, Leo Gaje foi criado pelo avô, Conrado Tortal, com quem começou seu treinamento aos 6 anos de idade. Em 1972, Leo Gaje viajou aos Estados Unidos, onde esperava aproveitar o grande momento das Artes Marciais para divulgar o sistema de sua família.
Nos Estados Unidos, Leo Gaje teve importantes alunos e fez grandes parcerias. Um dos mais famosos alunos de Leo Gaje desse período, foi o americano Tom Bisio, co-campeão do 1º Torneio Nacional Filipino em 1979 na modalidade de instrutores seniors.
Aqui no Brasil, o sistema se encontra representado pelo Guro Karl P. Greiner. Karl, que viveu durante algum tempo nas Filipinas, teve a oportunidade de aprender o sistema diretamente das mãos do Tuhon. Sua sede de atuação é na cidade de São Paulo, com grupos de estudos espalhados por outros estados da federação.
É possível conhecer mais sobre a escola através do site brasileiro e do site internacional.

quais as diferenças entre o pekiti tirsia e o sina tirsia wali?
ResponderExcluirPekiti Tirsia é uma escola tradicional de Negros, nas Filipinas. Sina Tirsia Wali é uma escola criada por Greg Alland, nos Estados Unidos em 1989 com base em sua experiência pessoal.
ResponderExcluirO estilo muitas vezes não importa muito. Você vai lutar do jeito que você treina.
ResponderExcluirAssim, se o seu treinamento for realista e testado pela pressão, você terá vantagem na maioria das situações.
No geral, qualquer sistema de luta de MMA junto com PTK (Pekiti-Tirsia Kali) é difícil de vencer. PTK é o que eles ensinam aos soldados de Spec Ops em todo o mundo, e o MMA é o campo de prova do que funciona MELHOR em uma competição física violenta sem armas.
Assim, qualquer sistema híbrido legítimo consistindo nos seguintes elementos será ideal:
MMA: trocação, agarramento, arremessos, quedas, grappling e luta no chão.
PTK: Treinamento com armas afiadas, de impacto e improvisadas.
Exercícios de ataque múltiplo (exercícios de pressão do verdadeiro estilo Krav Maga R.E.D.).
Treinamento com armas de fogo.
Fuga, evasão, detecção e análise de ameaças.
Judo tradicional do Japão e métodos de descalonamento.