Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

domingo, 17 de abril de 2011

Pekiti-Tirsia Kali Brasil

O Pekiti Tirsia Kali é uma das escolas de Artes Marciais mais tradicionais das Filipinas. Formulado pela família Tortal, atualmente sob o controle do Grand Tuhon Leopoldo Tortal Gaje Jr.
Nascido em 1938, e órfão de mãe, Leo Gaje foi criado pelo avô, Conrado Tortal, com quem começou seu treinamento aos 6 anos de idade. Em 1972, Leo Gaje viajou aos Estados Unidos, onde esperava aproveitar o grande momento das Artes Marciais para divulgar o sistema de sua família.
Nos Estados Unidos, Leo Gaje teve importantes alunos e fez grandes parcerias. Um dos mais famosos alunos de Leo Gaje desse período, foi o americano Tom Bisio, co-campeão do 1º Torneio Nacional Filipino em 1979 na modalidade de instrutores seniors.
Aqui no Brasil, o sistema se encontra representado pelo Guro Karl P. Greiner. Karl, que viveu durante algum tempo nas Filipinas, teve a oportunidade de aprender o sistema diretamente das mãos do Tuhon. Sua sede de atuação é na cidade de São Paulo, com grupos de estudos espalhados por outros estados da federação.
É possível conhecer mais sobre a escola através do site brasileiro e do site internacional.

2 comentários:

  1. quais as diferenças entre o pekiti tirsia e o sina tirsia wali?

    ResponderExcluir
  2. Pekiti Tirsia é uma escola tradicional de Negros, nas Filipinas. Sina Tirsia Wali é uma escola criada por Greg Alland, nos Estados Unidos em 1989 com base em sua experiência pessoal.

    ResponderExcluir