Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

terça-feira, 19 de abril de 2011

Modern Arnis Vision

O texto é uma livre tradução do texto "Modern Arnis Vision", que nos foi enviado pelo Mestre Hebert "Dada" Inocalla.


FMA APRESENTAÇÃO Na História Antiga das Filipinas, os filipinos foram sempre considerados como espadachins habilidosos. Combate com espadas foi ao mesmo tempo uma arte e uma habilidade, que protegeu nossos antepassados de invasores que pretendiam conquistar suas amadas ilhas.

Tais habilidades foram reconhecidos como uma poderosa arma durante o regime espanhol, Arnis (Kali / Eskrima) é uma arte antiga, praticada visando a auto-defesa dos filipinos durante o período pré-espanhol. No período colonial, Arnis foi usada para lutar contra os invasores espanhóis. A posição dos filipinos contra a superioridade de seus adversários, é constantemente homenageada ao longo de sua história.

O governo espanhol teve a oportunidade de confrontar seus soldados com muitos mestres filipinos, de modo que prontamente estes reconheceram essas habilidades como poderosas armas contra o regime, assim as pessoas foram proibidas de exercer sua arte e as armas de corte foram proibidas. Determinados a não perder a sua habilidade, os filipinos revolucionaram, substituindo a espada pelo bastão de rattan, dando a ela o nome de Arnis.

Professor Remy Presas Amador fundou o moderno sistema de Arnis em 1957 em sua cidade natal de Hinigaran, Negros Occidental, região central das Filipinas. Ele formou a Federação de Modern Arnis das Filipinas, em 1972. Antes de partir para uma promoção global do Arnis, confiou o comando a um aluno de seu círculo familiar, para que ele pudesse dar continuidade nas Filipinas.

Como o pai do Modern Arnis e embaixador de artes marciais filipinas para os EUA, ele organizou a Federação Internacional de Modern Arnis Inc. em junho de 1991 e recebeu o prêmio Hall of Fame pela 3 ª vez.

Durante seus 25 anos nos Estados Unidos, Remy voltou várias vezes para as Filipinas para observar e desenvolver o Modern Arnis em seu país natal. O resultado é uma geração inteira de filipinos - jovens e idosos, incluindo mulheres e crianças - dedicadas à prática e promoção de Modern Arnis, bem como a preservação e apoio a todas as artes marciais filipinas.

Nos Estados Unidos, Arnis também ganhou reconhecimento como as artes marciais favorita escolhida por autoridades militares e policiais, pois graças a seus movimentos e suas formas, um praticante de Arnis, comumente chamado de Arnisador, pode facilmente escapar muitas formas de ataques de rua.

Na Europa, a Alemanha investiu muito em sua propagação, como evidenciado pelo sucesso FMA dois festivais foram realizados no país em fevereiro de 2002 e março de 2004.

Os princípios do Arnis podem ser aplicados mesmo que a única coisa que você tenha em sua posse no momento do ataque seja um telefone celular, uma bolsa, um guarda-chuva, uma esferográfica ou mesmo apenas as mãos vazias. O conhecimento do Arnis pode ser muito útil para o nosso dia a dia vida não apenas como defesa pessoal, mas como um excelente exercício para estimular os movimentos do corpo e permitir uma melhor saúde.

Os fundamentos da IMAFP foram plantadas em 1995, quando Grandmaster Remy Presas instruiu seu ex-aluno, Shishir Inocalla, a juntar antigos e novos estudantes de Modern Arnis, para juntos estabilizarem a Federação Internacional de Modern Arnis nas Filipinas. O processo de desenvolvimento culminou, em 2000, quando a GM Remy Presas inaugurou o primeiro quadro de diretores e administradores do IMAFP.

Professor Remy Presas A. sonhou of Modern Arnis tornando-se a arte marcial do mundo antes de se aposentar e trouxe a arte de volta à sua terra natal. A Federação Internacional de Modern Arnis Filipinas, Inc. (IMAFP) foi fundada pelo Grão-Mestre A. Remy Presas em fevereiro de 2000 em Manila, antes de falecer em 28 de agosto de 2001. Até hoje os praticantes ainda choram a perda de um grande mestre, Pai do Modern Arnis.

Com a morte do Mestre Remy Presas, os filipinos lamentaram o falecimento de um grande mestre e líder. Foi muito triste que ele tenha falecido longe de casa, onde nenhum de seus familiares, alunos e colegas pudessem estar presentes. Privados da possibilidade de confortá-lo em seus últimos dias, os seguidores do Mestre Presas prometeram que iriam continuar o seu trabalho das Filipinas, para garantir que seu sonho fosse honrado e realizado.

Aqui nas Filipinas, nem todos os filipinos estão cientes de que Arnis é o legado dos nossos antepassados, a riqueza oculta que os nossos ancestrais nos deixaram para cultivar e desenvolver

Os Mestres do Modern Arnis
As artes marciais filipinas, particularmente arnis, são guiadas pelo espírito da tradição. Isso é verdadeiro apesar das inúmeras inovações e técnicas que foram desenvolvidas durante os tempos modernos, ou a muitos estilos que surgiram diante da genialidade de muitos mestres. Eles continuam a ser guiado por um espírito amante da liberdade, característica dos filipinos e que se manifesta em sua cultura e história.

O Conselho de Mestres do Modern Arnis é o guardião da tradição, bem como o seu espírito-guia. Muitos dos mestres têm treinado nas artes marciais filipinas desde a infância. Eles foram presenteados com o conhecimento passado de geração em geração. Nos tempos antigos, os mestres não eram adornados com cintos ou faixas, não era necessário. Não havia exames de graduação, sendo a promoção vista no campo de batalha real do combate.

É esta tradição que estimula os mestres IMAFP para realizar a tarefa de fortalecer as raízes clássicas do Modern Arnis.

Modernização
Grandmaster Remy Presas instalou e padronizou as faixas e sistema de classificação, a fim de impor um padrão moderno de segurança, regras de jogo, e promoção de Arnis. Ele inovou o método pelo qual arnis pode ser ensinado e praticado com as garantias e regras. Com a ajuda de seus alunos e outros mestres, as regras atuais e as normas do Modern Arnis têm sido desenvolvidas e documentadas para orientar a realização das competições desportivas e torneios, incluindo sistemas de pontuação, armadura acolchoada, capacete e definições sobre comprimento e peso das armas.

Os mestres IMAFP continuam a inovar e desenvolver novas técnicas. Eles também lideram a pesquisa pela recuperação dos aspectos perdidos das artes marciais filipinas. Sua mais importante contribuição para a preservação e o desenvolvimento da arte é o contínuo trabalho de ensinar as novas gerações de estudantes. Hoje, o uso de Arnis ganhou aceitação mundial como mais e mais países abraçam a tradição filipina.

Grão-Mestre e Pai do Modern Arnis havia cumpriu seu sonho: trazer a arte de volta para seu povo, e ao mesmo tempo fazer com que essa desfrutasse do sucesso e apreciação a nível mundial.

Arnis é agora o esporte acional das Filipinas e sua principal arte marcial. É uma herança cultural, uma arte marcial completa e perfeita, e acima de tudo, o orgulho do povo filipino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário