Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mestre "Dada" Inocalla no iGMA.tv

Durante sua última viagem até as Filipinas, o mestre Dada Inocalla teve a oportunidade de realizar diversos workshops e demonstrações de FMA, em especial da escola que carrega o nome de sua família. Tais eventos não passaram despercebidos pela mídia local, de modo que o grande mestre foi convidado para uma entrevista ao canal iGMA, e esta se encontra transcrita e traduzida logo abaixo.

Aproveitando, nós do Kali Rio gostaríamos de agradecer ao mestre por citar o nosso humilde blog como referência para o FMA no Brasil aos Filipinos. Obrigado Dada!



No Brasil, Arnis Maharlika é representado com exclusividade pelo Pinoy (nome informal para os Filipinos que vivem fora do seu país natal) Mestre Herbert Dada Inocalla. Dada, como é conhecido entre seus alunos e amigos, nasceu em Labo, Camarines Norte, Filipinas. Aos seis anos, ele começou a artes marciais prática, e anos mais tarde ele se tornou um professor de karatê, e serviu no centro de formação militar das Filipinas. Ele estudou arquitetura em Mapua Institute of Technology e se tornou membro da "Alpha Phi Omega" das Filipinas.
Quando ainda estava nas Filipinas, Mestre Dada Inocalla completou um rigoroso treinamento para se tornar monge (Tantra Yoga) na Ananda Marga, onde se tornou um "Acharya" (professor espiritual), sob supervisão do Grão Mestre Shrii Shrii Anandamurti. Ele também teve a oportunidade de continuar a sua formação na Índia e no Nepal.
Em 1977, estudou TMC (Medicina Tradicional Chinesa) com o Mestre Dr. Moo Shong Woo, cujo treinamento incluia o Tai Chi, Chi Kung, massagem e acupuntura. Em 1995, ele participou de cursos na Clínica Tradicional Chinesa com o Dr. Mestre Wang Po, em Shiao Tai Chi, massagem e acupuntura. Estudou pintura com o mestre chinês Zhang Wu Hang. Mestre Dadá Inocalla é Lakan Siyam 9 º ano de Arnis Kali Maharlika, empossado pela Modern Arnis Internacional. Após graduar-se como um monge Yoga, Medicina Tradicional Chinesa (Tai Chi, acupuntura, massagem) e tornando-se 9 Lakan Siyam em Arnis Kali Maharlika, Mestre Dada viajou pelo mundo ensinando sobre a espiritualidade, FMA, artes marciais educativas, bem-estar e qualidade de vida. Ele ensinou na Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, EUA, Canadá e Brasil.
Mestre Dada chegou ao Brasil em agosto de 1974. Ele primeiro ficou em Porto Alegre, em seguida, mudou-se para Brasília DF. Em 1976, ele abriu a Academia de Artes Marciais Educativa chamado MAGKA-ISA (unir, tudo em um), que oferece aulas de Tai Chi, Yoga taoísta, Kung-Fu, Karatê, massagem, acupuntura e FMA (artes marciais filipinas) Arnis -Kali-Eskrima. Lá ele oferece aulas e oficinas em diferentes locais, como os ministérios, universidades, e agencias de policia, além de contribuir com diversos métodos e escolas de autodefesa.
Dada também trabalhou como ator em filmes brasileiros como Ratão, Deus, além de participar da campanha publicitária dos Jogos Olímpicos de 2016. Além disso, mestre Dadá também foi destaque no livro "Arnis Maharlika", escrito por Mauricio Viegas e fez aparições em diversos programas da televisão brasileira (SBT, TV Record, TV GLOBO, TV SUPREN Uniao Planetaria, UNB TV) falando sobre as artes marciais Filipinas, espiritualidade, bem-estar, educação artes marciais, autodefesa e qualidade de vida.


Quando você se mudou para o Brasil? Você pode contar, rapidamente, por que você o fez?
Depois de viajar a partir de Filipinas e Tailândia, Índia, Nepal, Europa, Argentina, Uruguai e Brasil, eu decidi ficar no Brasil. Era um país muito atraente para mim, com muita diversidade. O primeiro lugar que morei foi em Porto Alegre, depois São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, por fim Brasília em 1976. Abri uma academia, MAGKA-ISA, trabalhando como professor de Yoga e oferecendo cursos e oficinas de meditação, artes marciais educativa, defesa pessoal, qualidade de vida e bem-estar. Com freqüência eu viajo até o Canadá, Estados Unidos e Filipinas tanto para aprender quanto para ensinar, e sempre em conjunto com meus irmãos, o Datu Shishir Inocalla e a Dra. Madhuree Inocalla.

Conte-nos algo sobre o Brasil.
Para mim o Brasil é um lugar muito interessante, porque é como as Filipinas, com uma diversidade muito grande na cultura, religião, raça, clima além de ser povoado por pessoas felizes, amáveis e bonitas. No norte do país eu me sinto como nas Filipinas, especialmente com suas praias e coqueiros. Ao sul do país eu me sinto como na Europa, com seu clima frio e ameno.

O que você faz para viver lá?
Eu tenho uma academia de artes marciais chamada MAGKA-ISA (unir, tudo em um), onde ensinamos Tai Chi, Yoga taoísta, Kung-Fu, Karatê, massagem, acupuntura e FMA (artes marciais filipinas) Arnis- Kali-Eskrima. Oferecemos aulas e oficinas em diferentes locais como ministérios, universidades e agencias de policia, além de contribuir com diversos métodos e escolas de autodefesa. Além disso, eu cheguei a trabalhar como ator em dois filmes: Ratão e Deus, além de ter feito parte do vídeo promocional dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Para saber mais, por favor, olhe para o nosso site www.arnis.com.br e o blog KALI RIO.

Existe uma comunidade filipina lá?
Em Brasília-DF, a capital do Brasil, temos uma comunidade filipina pequena, que costumeiramente se reúne na embaixada das Filipinas.

Conte-nos sobre a sua vida lá.
Gosto de Brasil. Tenho dois filhos, e Ganesh Nityesh Inocalla. Atualmente estou focado na promoção do FMA pelo Brasil, coisa que os brasileiros estão aproveitando muito bem, pois é simples, eficaz, seguro, educativo, além de ajudar a controlar o medo e manter as pessoas mais concentradas, menos estressadas e mais respeitosas.

Quais as lições que você aprendeu no Brasil?
Respeitar a diversidade e buscar a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário