Notícias sobre Filipino Martial Arts no Brasil e no Mundo

Post Top Ad

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prefácio para o livro Filipinas

Fazem 25 anos que tive o primeiro contato como Mestre Paul Greg Alland, em uma demonstração, na academia JOP, no Rio de Janeiro. Na época tinha ostítulos de Guru, professor. Hoje é Mandala Guru da Doce Pares, e Tuhon da Sina-tirsia-Wali, e Guru da Pekit-Tirsia, Masguru da Dekiti-tirsia Siradas, Datu da Lankha-empat e Pencak Silat.
Para muita gente, estes nomes soam estranhos. Mas para quem já está “dentro” da filosofia e arte docaminho marcial filipino, estes nomes soam não apenascomo algo familiar, mas como música. São nomes dealgumas das principais escolas de Kali, e Silat do mundo.


Através do Tuhon Greg, que é meu mestre até hoje, do meu primeiro instrutor, Luis Bonfá e de mais alguns professores com os quais tive poucas aulas nosEUA, pude aprender estas escolas.


Penei durante anos a fio, até ter alunos que quisessem aprender estas artes, e estes nomes, nomínimo exóticos. Mas a paciência deu seus frutos ehoje tenho mais de uma dezena de instrutores e professores formados por mim.


Tales Vasconcellos, além de ser um membro daminha tribo graduado com o título de Lakan (o equivalente a faixa-preta), é formado em história, e engenharia, o que o torna incomum - lutador, e historiador com um bom conhecimento de lógica. Eisso o torna a ferramenta humana perfeita para fazeresta obra.


Todos conhecem os Samurais japoneses, os cavaleiros medievais da Europa, os Monges Shaolin.São todos personagens do imaginário coletivo. Este livro abrirá as portas para o conhecimento de outraclasse de guerreiros - os guerreiros das ilhas filipinas.


Este livro nos ajuda a preencher uma lacuna. Sempre alunos meus tem me perguntado sobre “livros escritos sobre Kali em português”. Até o momento sóhavia o meu primeiro livro, que trata exclusivamentedas técnicas básicas. Já com este trabalho do Mandirigma Tales, podemos ir mais além - conhecer oporque das artes filipinas serem completamente diferentes das demais artes marciais, tornando-as únicas.


Masguru Paulo Albuquerque
Punung Guru World Kali Silat Society

Nenhum comentário:

Postar um comentário