
Para muita gente, estes nomes soam estranhos. Mas para quem já está “dentro” da filosofia e arte docaminho marcial filipino, estes nomes soam não apenascomo algo familiar, mas como música. São nomes dealgumas das principais escolas de Kali, e Silat do mundo.
Através do Tuhon Greg, que é meu mestre até hoje, do meu primeiro instrutor, Luis Bonfá e de mais alguns professores com os quais tive poucas aulas nosEUA, pude aprender estas escolas.
Penei durante anos a fio, até ter alunos que quisessem aprender estas artes, e estes nomes, nomínimo exóticos. Mas a paciência deu seus frutos ehoje tenho mais de uma dezena de instrutores e professores formados por mim.
Tales Vasconcellos, além de ser um membro daminha tribo graduado com o título de Lakan (o equivalente a faixa-preta), é formado em história, e engenharia, o que o torna incomum - lutador, e historiador com um bom conhecimento de lógica. Eisso o torna a ferramenta humana perfeita para fazeresta obra.
Todos conhecem os Samurais japoneses, os cavaleiros medievais da Europa, os Monges Shaolin.São todos personagens do imaginário coletivo. Este livro abrirá as portas para o conhecimento de outraclasse de guerreiros - os guerreiros das ilhas filipinas.
Este livro nos ajuda a preencher uma lacuna. Sempre alunos meus tem me perguntado sobre “livros escritos sobre Kali em português”. Até o momento sóhavia o meu primeiro livro, que trata exclusivamentedas técnicas básicas. Já com este trabalho do Mandirigma Tales, podemos ir mais além - conhecer oporque das artes filipinas serem completamente diferentes das demais artes marciais, tornando-as únicas.
Masguru Paulo Albuquerque
Punung Guru World Kali Silat Society
Nenhum comentário:
Postar um comentário