
No próximo mês, o Rio de Janeiro irá receber a ilustre visita do grande mestre Jerry Jacobs, da escola PCK International. Para antecipar um pouco do que os praticantes brasileiros aprenderão, convidamos o mestre para uma entrevista em nosso blog. Lembrando, aqueles que ainda não tiverem feito sua inscrição, as vagas no seminário estão acabando! Fale com o Lakan Guro Daniel e garanta a sua vaga!
1 - Olá Mestre! Obrigado por nos conceder esta entrevista. Poderíamos começar com você contando um pouco sobre si e sobre o seu início nas artes marciais?
Disponha! Comecei meu treinamento em artes marciais aos 10 anos de idade (cerca de 27 anos atrás) na arte do Karate. Quando adolescente passei a estudar Boxe Ocidental, Kickboxing e Kenpo Karate (ganhando o meu Nidan, fiaxa preta 2 º dan) em 1994. A partir daí comecei minha jornada em Jeet Kune Do, Kali / Eskrima, Muay Thai, Wing Chun e Tiro ao mesmo tempo. Eu sou muito grato a todos os professores que tive nesses primeiros anos. JKD me colocou no caminho de explorar as artes marciais, o que me colocou no caminho do guerreiro filipinos e indonésios. Comecei meu treinamento sério dessas artes em 1995.
2 - E como foi seu primeiro contato com o Silat?
Meu primeiro professor de Pencak Silat tradicional foi o Guru Besar Jeff Davidson de Detroit, Michigan. Estudei com ele na arte de Pukulan Cimande Pusaka e Kali Pekiti-Tirsia por 5 anos, cerca de 4-6 horas por semana. Eu também treinei simultaneamente com Pendekar William Sanders, em Pukulan Cimande Pusaka, por cerca de 13 anos, até alcançar o posto mais alto que ele tinha para conceder, o título de "Guru Besar" Master e também foi dada a Prêmio Black Naga, o maior prêmio na arte.
3 - E como foi seu primeiro contato com as artes marciais filipinas?
Meu primeiro contato com as artes marciais filipinas foi com os meus professores de JKD Herb Tanton Jr. e Paul Bonner. Ambos foram certificados por Rick Faye e Dan Inosanto nas artes marciais filipinas. De lá, treinei com o Guru Besar Jeff Davidson em Pekiti-Tirsia Kali por muitos anos. Durante este tempo, aprimorei meus conhecimentos através da formação com mestres como Dan Inosanto, Faye Rick, McGrath Bill e mais, finalmente com o MasGuro Greg Alland.
4 - Alguns autores afirmam que Kali e Silat são na verdade a mesma arte marcial. O que você pensa sobre isso?
Elas são muito similares, mas já foram mais próximas do que são hoje. A principal diferença está em sua metodologia de treinamento. No Pencak silat tradicional, você começa a treinar nas mãos vazias primeiras, para lentamente avançar até treinamento com armas. Em Kali, essa ordem é invertida. Você começar a treinar com suas armas primeiras, para depois passar a treinar com mãos vazias. Em última análise, a arte do Kali se originou na Indonésia e na Malásia para então ser levado até o sul das Filipinas, onde foi eventualmente chamado de Kali. Então as artes são realmente unas, para o guerreiro Kali Silat.
5 - Quanto ao Mestre Alland, como vocês se conheceram?
Mestre Alland ministrou seminários junto com meu professor Pendekar William Sanders e Jafri Suryadi nos anos 80. Eu estava em busca de professores de Pekiti-Trisia que ainda ensinassem à maneira antiga, mais combativa, que era como eu gostava. Eu senti que PTK havia se tornado muito complicado e que havia perdido o seu realismo. Então, entrei em contato com Mestre Alland e o levei para Detroit. O resto é história =)
6 - O que é a escola "Sina Tirsia Wali" para você?
Eu acredito SinaTirsiaWali do mestre Greg Alland é muito mais realista e fluido do que muitos dos sistemas de PTK de outros professores. Ele se parece muito mais com Silat (minha especialidade). Minha missão é ajudar a promover STW junto com meu Pukulan Cimande Kombinasi Pencak Silat.
7- Como começou o PCK International?
PCK International é a organização mundial que comece no ano passado para promover a Arte Marcial Indonésia Pukulan Cimande Kombinasi Pencak Silat, do qual eu sou o Grão-Mestre atual. Nosso objetivo é estabelecer escolas e certificar instrutores em todo o mundo na arte do PCK.
8 - Quais são os seus pontos de vista sobre a relação entre artes marciais filipinas e autodefesa?
Na minha opinião, as artes marciais das Filipinas e da Indonésia são as melhores artes marciais do planeta para a Auto-Defesa!
9 - Muitas escolas têm adotado faixas coloridas influenciado por costumes japoneses, como forma de medir o progresso do aluno. Na sua escola é diferente. Qual o método que você usar para verificar esse progresso?
Sim, a nossa escola é mais tradicional, nós não usamos o sistema de faixas japonês. Nós temos três faixas [sashes - faixas, porém diagonais] de cor (branco, vermelho e verde) que servem para indicar para indicar o aluno (Pelajarn), discípulo (murídeos) e um novo professor (Guru Muda). O Black Sash é concedido para o posto de "guru", que seria professor pleno do PCK Pencak Silat.
10- O que você espera de sua vinda ao Brasil, em janeiro?
Estou muito animado sobre a minha viagem para o Brasil e para compartilhar esta arte de PCK Pencak Silat que me são tão caros. Tenho certeza que será explosiva!
11 - Obrigado pela sua entrevista, você poderia enviar uma mensagem aos nossos leitores?
Obrigado e estou ansioso para encontrar com todos no próximo mês, para um treinamento impressionante PCK Silat. Nos vemos lá!
Thales, com sua permissão, vou postar este link na minha página de PCK no Face ok?
ResponderExcluirClaro! :)
ResponderExcluir